Fernando Farinha da Silva Pinho

Licenciado em Engenharia Civil (1988), pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Mestre em Construção pré-Bolonha (1996) pelo mesmo Instituto e Doutor em Engenharia Civil - Especialidade de Ciências da Construção (2007), pela Universidade NOVA de Lisboa.

Após concluir a licenciatura, desenvolveu atividades de projeto, direção e fiscalização de obras, culminando esta última fase em 1998 com responsabilidades na fiscalização de dois empreendimentos que considera relevantes: um na Parque Expo’98 (edifício de 42 apartamentos) e outro em Sintra (cerca de 90 edifícios bioclimáticos unifamiliares de 2 pisos).

Em 1998 iniciou a atividade docente no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), onde, entre outras, leciona as Unidades Curriculares de Materiais de Construção, Tecnologias de Construção, Tecnologia de Revestimentos, Organização e Gestão de Obras e Planeamento da Construção. Entre 2008 e a data da presente publicação orientou ou coorientou cerca de 60 dissertações de mestrado (concluídas) e uma tese de doutoramento (em conclusão). É autor/coautor de cerca de 100 publicações científicas e 20 pareceres técnicos, a maioria tratando assuntos no âmbito da presente publicação. Tem integrado comissões organizadoras e científicas de Conferências e Congressos nacionais e internacionais associados, entre outros, à reabilitação das construções e efetuado dezenas de revisões de artigos publicados em revistas científicas internacionais.

À data da presente publicação desempenha funções de Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Construção e Reabilitação Sustentável e membro da Comissão Científica da Licenciatura em Engenharia Civil da FCT NOVA; Coordenador do Colégio Regional Sul de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros; membro do CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (IST) e membro do Conselho Estratégico da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção