Fernando F. S. Pinho
Licenciado em Engenharia Civil (1988), pelo Instituto Superior Técnico (IST), Mestre em Construção pré-Bolonha (1996) pelo mesmo Instituto e Doutor em Engenharia Civil - Especialidade de Ciências da Construção (2007), pela Universidade NOVA de Lisboa.
Desenvolveu atividades de projeto, direção e fiscalização de obras, culminando esta última fase em 1998 com responsabilidades na fiscalização de dois empreendimentos que considera relevantes: um na Parque Expo’98 (edifício de 42 apartamentos) e outro em Sintra (cerca de 90 edifícios bioclimáticos unifamiliares de 2 pisos).
Em 1998 iniciou a atividade docente no Departamento de Engenharia Civil da NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), onde, entre outras, leciona as Unidades Curriculares de Materiais de Construção, Tecnologias de Construção, Tecnologia de Revestimentos, Organização e Gestão de Obras e Planeamento da Construção. Entre 2008 e a presente data, orientou ou coorientou cerca de 60 dissertações de mestrado (concluídas) e uma tese de doutoramento (em conclusão). É autor/coautor de cerca de 100 publicações científicas e 20 pareceres técnicos, a maioria tratando assuntos no âmbito da presente conferência. Tem integrado comissões organizadoras e científicas de Conferências e Congressos nacionais e internacionais associados, entre outros, à reabilitação das construções e tem efetuado dezenas de revisões de artigos publicados em revistas científicas internacionais.
Atualmente, desempenha funções de Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Construção e Reabilitação Sustentável; Membro da Comissão Científica da Licenciatura em Engenharia Civil da FCT NOVA; Coordenador do Colégio Regional Sul de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros; Membro do CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (IST) e Membro do Conselho Estratégico da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção.