Luiz José Estrela de Sá Pessoa é Engenheiro Civil pelo Instituto superior Técnico e membro sénior da Ordem dos Engenheiros.
É natural da Covilhã, onde frequentou o Liceu Nacional Heitor Pinto e viveu no Teixoso até 1969.


Tem uma pós graduação em Comércio Internacional pela Université Libre de Bruxelles (Solvay Business School) e é auditor de Defesa Nacional, com o curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional.

Depois de trabalhar durante 8 anos como engenheiro civil num grupo multinacional de origem belga, ingressou na Comissão Europeia, onde geriu Fundos Europeus, para grandes projectos de infraestruturas em Portugal, tanto do Fundo de Coesão como do FEDER.
Após 30 anos a trabalhar na Comissão Europeia, aposentou-se em 2014, no cargo de Representante da Comissão Europeia em Portugal, onde acompanhou todo o período do resgate financeiro a Portugal, do FMI, do BCE e da Comissão Europeia.
Desde 2015 é o Cônsul Honorário da Lituânia em Lisboa, representando em Portugal o Embaixador da Lituânia, não residente em Portugal.

O interesse pela História, sobretudo a do seu país e da sua região natal, conduziu-o à investigação histórica, aproveitando o período de tempo em que a pandemia Covid-19 impôs grande isolamento.
O esmiuçar ao pormenor, a análise e o trabalho de pesquisa em várias fontes documentais em simultâneo, vem do gosto e do conhecimento dos métodos das engenharias e da experiência com a análise dos grandes projetos de engenharia e do seu financiamento, em que esteve envolvido durante a sua vida profissional.