A Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião. Nesta altura a festa reduzia-se apenas algumas tendas de mercadores e artesãos de metais preciosos assim bem como artesãos que traziam a Évora, couros, panos de cor, louça ou tecidos que normalmente não eram vistos por esta região.
Sendo um evento importante na Região de Évora e Alentejo, a Feira de São João sempre foi um evento visitado por muita população residente nos arredores e não só, vindo comboios de Lisboa para ver as novidades da região.

Este evento sempre teve uma grande importância no Sul de Portugal, um dos mais importantes no comércio do gado, sendo o local onde normalmente eram regulados os preços de venda e os produtos produzidos por todo o Alentejo.
Para além de toda a atividade económica, a animação e a diversão abundam na Feira de São João, coexistindo ao longo dos anos, cavalhadas, touradas, circo, teatro, robertos e, mais recentemente, grupos musicais, concertos, provas desportivas, dança, ballet, e muitos outros eventos.

"A Feira no início do século XX era tão importante, que os reis tornavam a Feira de São João um local obrigatório de passagem face ao facto de Évora ser a segunda cidade do Reino.”