Prof. Ricardo Resende 
É desde 2011 Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura e Urbanismo, Escola de Tecnologias e Arquitectura do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É licenciado em Engenharia Civil (2000, IST), Mestre em Engenharia de Estruturas (2003, IST) e doutorado em Engenharia Civil (2010, Universidade do Porto). De 2000 a 2010, no Departamento de Barragens de Betão do LNEC, onde se doutorou,  participou em vários estudos de segurança, projeto e acompanhamento de obra em empreendimentos como a reabilitação do Túnel do Rossio, ampliação da barragem de Alqueva e Alto Tâmega, centrais subterrâneas da Bemposta e Picote ou ampliação do Porto de Leixões. Desde 2010 no ISCTE-IUL, investiga a Digitalização da Indústria da Arquitectura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).  Os principais tópicos são a sustentabilidade da construção, automação de modelos BIM para o projecto, construção e gestão de edifícios, fusão de modelos BIM e sensores (IoT), Realidade Virtual e Aumentada, aplicadas à gestão de processos colaborativos em construção. Dedica-se também à consultoria e formação para implementação da metodologia BIM. É autor de várias dezenas de artigos científicos em revistas internacionais e conferências e participa em vários projetos de investigação e consultoria (link). Tem assumido diversos cargos de gestão académica: coordenador da Área Científica de Tecnologias da Construção do Mestrado em Arquitectura do ISCTE-IUL, subdiretor do Departamento de Arquitectura e Urbanismo e Coordenador do grupo de investigação Digital Living Spaces do centro de investigação ISTAR-IUL. Foi membro fundador da Comissão Portuguesa de Túneis (CPT), onde participa no Grupo de Trabalho BIM nas Obras Subterrâneas. É membro da Comissão Técnica CT197, mirror committee do CEN/TC442 e ISO/TC59 e membro da direcção do capítulo nacional da buildingSmart.


Eng. Rodrigo Lima 

Bolseiro no LNEC no projeto SECClasS. Pós-graduado em "Building Information Modelling in Integrated Project Delivery” pela ULHT. Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Brasil) e aluno do Mestrado Integrado em Arquitetura no IST. Interesses Científicos: BIM, Economia Circular, Controlo de Custos e Planeamento de Obras.

Arq João Miranda 

Arquitecto e investigador, tendo integrado a equipa A-lab desde 2020. Conta com experiência em diversas as fases de projecto em BIM, colaborando com diversas equipas multidisciplinares de projecto, tais como Kvartal ti, Marienlyst (Oslo Science City), Sandakerveien 33C / Soria Hage, Sjøkanten Park, entre outros.

Nota Curricular Mesa Redonda

Eng. Margarida Magina (link)

Engenheira Ambiental com +10 anos de experiência, onde os últimos 6 foram dedicados à coordenação técnica de projetos, gestão de equipas multidisciplinares e gestão de projetos de diferentes tipos de estudos ambientais. Margarida Magina integrou a empresa em 2008, após a conclusão do mestrado em Engenharia Ambiental no Instituto Superior Técnico. Assumiu a posição de Team Leader e Project Director entre 2017 e 2019 e recentemente foi nomeada Responsável pela Unidade de Negócio de Ambiente a Alterações Climáticas do Grupo Quadrante. Como consultora e team leader, participou em projetos de larga escala a nível nacional e internacional, com uma forte componente estratégica relacionada principalmente nos segmentos de ENERGIA, RECURSOS HÍDRICOS e ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. As principais áreas de especialização incluem planeamento (planos e programas), análise e avaliação de impactos ambientais, avaliação ambiental estratégica e sustentabilidade e alterações climáticas. Os principais países de atuação são Portugal, Angola e Moçambique.

Arq. Ricardo Camacho (link)

Ricardo Camacho, arquitecto com prática profissional em Portugal e no Médio Oriente leciona de modo intervalado na Univ. do Koweit e na Northeastern Univ. em Boston, para além de crítico convidado no ISCTE, na Univ. de Sevilha, UNC Charlotte e no Dartmouth College. Licenciado pela FAUL, frequentou o Politécnico de Milão, completou o mestrado avançado (MArchII) na Graduate School of Design, da Univ. de Harvard e é candidato a doutoramento pela Univ. de Coimbra. Responsável por conteúdos com particular interesse no fenómeno da Turismo no Mediterrâneo é co-autor de diversos projectos de investigação deste âmbito, entre 2004-2014, nomeadamente a "CasaGranturismo” no Algarve e o programa académico "Resilient Coastal Environments”, que decorreu entre Portugal e Croácia. Foi comissário no programa "Habitar Portugal 2006/2009” e selecionado como autor nas edições de 2012-2014 e 2017-2019. Curador na primeira representação do Koweit na Bienal de Arquitectura de Veneza e é co-autor de dois volumes "Modern Architecture Kuwait 1949-1989”, Niggli 2016 e 2018 e recentemente co-autor de "PanArab Modernism 1968-2018: The History of Architectural Practice in the Middle East”, Actar 2021.
Enquanto arquitecto foi nomeado finalista dos prémios Archdaily de 2015 e Aga Khan para a Arquitetura AKAA, ciclo 2014-2016 com o projecto Al-Shaheed Park no Koweit. É membro activo da Iris – Associação Nacional de Ambiente, coordenador para a ‘Alta do Conhecimento’ em Leiria e da Comissão Técnica para a Sustentabilidade da Ordem dos Arquitectos Portugueses, entidade que representa na União de Arquitectos do Mediterraneo (UMAR). É colunista regular em vários jornais locais, nomeadamente o Arab Times no Kuwait, o Terra Ruiva e Barlavento (Algarve) e o Região de Leiria.

Prof. José Dinis Silvestre

Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e investigador e Vice-Presidente no Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS).
Doutorado em Engenharia Civil pelo IST, especializou-se desde 2009 na avaliação da sustentabilidade de materiais, sistemas construtivos e edifícios, área em que já realizou trabalhos de investigação com mais de 25 fabricantes nacionais de materiais de construção e no âmbito de projetos nacionais e internacionais. É coordenador de dois projetos de investigação com parceiros estrangeiros relacionados com a circularidade e sustentabilidade da construção.
Foi Presidente da Comissão Técnica CT 171 "Sustentabilidade nos Edifícios” do IPQ entre 2017 e 2019. É membro da Comissão Técnica e verificador do Sistema DAPHabitat - Sistema de Registo de Declarações Ambientais de Produto (DAP) para o Habitat.