Alcides Pereira é doutorado em Ciências pela Universidade de Coimbra e é actualmente Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
É Director e co-fundador do Laboratório de Radioactividade Natural, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, uma instituição acreditada pelo IPAC. 
As suas actividades de investigação centram-se na procura de soluções para problemas ambientais, em especial relacionados com a radioatividade natural em Portugal, incluindo a remediação de antigas minas de urânio.

Catarina Antunes é licenciada em Biologia Celular e Molecular e mestre em Genética Molecular e Biomedicina pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Segurança e Proteção Radiológica pelo Instituto Superior Técnico. 
Trabalhou durante 10 anos em dosimetria biológica e preparação de resposta a emergências, tendo nos últimos anos direcionado as suas atividades para a comunicação de ciência. 
Atualmente desenvolve funções na Agência Portuguesa do Ambiente, mais concretamente na Divisão de Planeamento e Proteção Ambiental do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica, estando as suas atividades mais direcionadas para a área do radão, educação ambiental e comunicação. 

Margarida Malta é licenciada em Eng. Química e mestre em Proteção Radiológica pelo IST. Entre 2003 e 2019 desenvolveu atividades na área da radioatividade ambiente no IST, nomeadamente na execução do programa nacional de monitorização radiológica ambiental, mais especificamente na monitorização ambiental das antigas minas de urânio. 
Atualmente é chefe da divisão de Planeamento e Proteção Ambiental, do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica da APA, que é a autoridade competente para a Proteção Radiológica e Segurança Nuclear. Uma das competências da divisão que chefia é a elaboração e atualização do Plano Nacional para o radão e a elaboração e execução do Programa de Monitorização ambiental da radioatividade.

Fátima Batista Licenciou-se em Engenharia Civil pelo IST-UTL, no ramo de Estruturas e Construção, em 1993, e doutorou-se em Engenharia Civil, em 2004, pela FEUP. 
De 2019 a 2021 exerceu funções na APA, em particular na Divisão de Planeamento e Proteção Ambiental (DPA) do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica (DEPR), tendo atuado em especial nos seguintes domínios: medidas de mitigação do radão no interior dos edifícios, radiação gama dos materiais de construção, descomissionamento de indústrias NORM.
Atualmente é Investigadora Auxiliar do LNEC.

Mário João Capucho dos Reis é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Física pela Universidade de Évora. É Investigador no Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (UL). Desenvolve actividades de investigação no Grupo de Protecção e Segurança Radiológica (GPSR) do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN). 
Principais Áreas de Interesse Científico: Radioactividade Ambiente, Protecção Radiológica e Técnicas Radioanalíticas. 
Actividade Docente: Responsável pela Unidade Curricular "Radioactividade Ambiente” e pela Unidade Curricular "Metrologia das Radiações Ionizantes na Saúde e na Indústria”, no Mestrado em Protecção e Segurança Radiológica (MPSR) do IST/UL.

Heloisa Fonseca é licenciada em Geologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico e Pós-Graduada em Proteção e Segurança Radiológica pela mesma instituição. Ao longo da sua carreira desenvolveu as suas atividades na área do radão em várias instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Superior Técnico e Public Health England. Presentemente exerce funções na Agência Portuguesa do Ambiente, mais precisamente na Divisão de Planeamento e Proteção Ambiental do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica, em atividades como o desenvolvimento e implementação do Plano Nacional para o Radão.

Paulo Pinto trabalhou no Laboratório de Radioatividade Natural da Universidade de Coimbra durante vários anos. 
Em 2013 fundou a Radosys Atlantic, primeira empresa privada em Portugal focada na problemática do radão, que opera na Península Ibérica, África e América do Sul, responsável pela instalação de vários laboratórios de dosimetria de radão nestes territórios. Tem-se dedicado nos últimos anos ao desenvolvimento de sistemas da medição de radão nos solos com recurso a dosímetros passivos.
Faz parte do grupo de investigação do Laboratorio de Radioactividad Ambiental da Universidade da Cantábria, com participações regulares como formador nos cursos técnicos por este grupo organizados.
É um dos fundadores da ERA (European Radon Association), fazendo parte do seu comité executivo desde 2019.

Catarina Diamantino, Geóloga, Doutoramento em Hidrogeologia, responsável pela monitorização do meio hídrico nas antigas áreas mineiras que integram a concessão da EDM, pela monitorização da qualidade do ar, caracterização geoquímica e radiológica de solos e sedimentos. Realização de relatórios técnicos e emissão de pareceres técnicos. Técnico qualificado em Proteção Radiológica – Nível II.

Carlos Martins, Engenheiro Civil, assessor técnico em diversos projetos e empreitadas de recuperação ambiental de antigas áreas mineiras. Gestão de contratos e acompanhamento técnico especializado de empreitadas, elaboração de projetos. Colaboração técnica em relatórios, estudos e campanhas de caracterização e monitorização. Técnico qualificado em Proteção Radiológica – Nível II.