Álvaro Santos
Álvaro Santos é natural de Ovar. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Mestre em Planeamento do Território e Ambiente pelas Faculdades de Engenharia e de Arquitetura da Universidade do Porto e Doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental pela Universidade Fernando Pessoa.
Dispõe de uma experiência vasta e multifacetada no desenvolvimento local e regional, no planeamento estratégico e do território, em políticas urbanas e na área do planeamento e programação de fundos comunitários, construída na universidade, na administração pública (nacional, regional e local) e na direção de empresas.
Até à data, exerceu, entre outras, as responsabilidades de Presidente do Conselho de Administração da PORTO VIVO, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A. (2014 a 2017); Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional (2011 a 2013); Diretor-Geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional do XV Governo Constitucional (2003 a 2005); Consultor da Comissão de Coordenação da Região do Norte; Perito do Comité das Regiões da União Europeia; Professor Universitário em diversas instituições de ensino; Administrador e Consultor de diversas empresas na área do planeamento do território e ambiente urbano.
Ao longo do seu percurso profissional já coordenou, ou participou, em dezenas de trabalhos de elaboração de instrumentos de planeamento territorial, desenvolvimento estratégico e planeamento regional e urbano.
Durante as funções públicas que desempenhou, foi orador em dezenas de conferências, congressos e seminários, assim como foi autor de diversos artigos científicos, publicados a nível nacional e internacional, sobre planeamento estratégico e ordenamento do território. Atualmente, é sócio-gerente da Agenda Urbana – Estudos e Consultoria, Lda. e é Coordenador da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído na Universidade Fernando Pessoa.


Miguel Branco-Teixeira
Miguel Branco-Teixeira é natural de Chaves. Licenciado e Doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pelas Faculdades de Engenharia e de Arquitetura da Universidade do Porto.
É Professor na Universidade Fernando Pessoa, desde 1997, sendo atualmente Coordenador da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Civil. É ainda Investigador do CITTA-FEUP (Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e autor de mais de setenta estudos académicos e científicos, publicados a nível nacional e internacional.
Foi Assessor na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e Perito Avaliador de Candidaturas ao Programa Operacional Norte 2020. Foi responsável dos Serviços de Engenharia e Segurança da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e Assessor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.
Durante o seu percurso profissional colaborou com várias empresas e participou em inúmeros trabalhos relacionados com a elaboração de instrumentos de planeamento territorial, o desenvolvimento de estratégias territoriais e o desenho e implementação de políticas de habitação.
É consultor da Agenda Urbana – Estudos e Consultoria, Lda.


Paulo Valença
Paulo Valença é natural do Porto. Licenciado em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa.
Foi Técnico Superior da Comissão de Coordenação da Região do Norte (1988 a 1994), e Membro do Secretariado Nacional do PROSIURB – Programa de Consolidação do Sistema Urbano Nacional, da Secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território (1994 a 1995).
Foi Assessor da Administração da APOR – Agência para a Modernização do Porto S.A. (1995 a 2004) e Diretor de Planeamento e Gestão Operacional da Porto Vivo, SRU (2004 a 2018).
Possui uma vasta experiência na elaboração de Planos Diretores Municipais (nomeadamente, foi coordenador dos PDM’s de 1.ª Geração de Valença e Monção) e de outros instrumentos de planeamento do território, assim como em estudos estratégicos relacionados com o desenvolvimento do território.
Atualmente é Consultor e Projetista nas áreas da Arquitetura, do Urbanismo e do Planeamento Territorial.
É consultor da Agenda Urbana – Estudos e Consultoria, Lda.