Cláudia Narciso Pinto

Concluiu a licenciatura em Geologia Aplicada e do Ambiente, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2003. Dá continuidade aos estudos académicos com a realização do Mestrado em Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território, que concluiu em 2007. Ingressou no Curso de Formação Avançada em Geologia, tendo obtido, em 2021, o Grau de Doutor em Geologia, na especialidade Geotecnia, com a Dissertação intitulada "Modelação de dados geológicos e geotécnicos visando a produção de cartografia geotécnicas em áreas urbanas – aplicação a Lisboa. 
No âmbito da sua atividade académica é autora/coautora de inúmeras publicações em revistas de circulação internacional e nacional e em atas de encontros científicos. Participa, a convite, na lecionação da disciplina de Ordenamento do Território e Impacte Ambiental na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentando palestras subordinadas ao tema das condicionantes de ordem geológica no ordenamento do território.
Em dezembro de 2020 assumiu funções como Vice-Presidente da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental, num mandato de 4 anos.
Ingressa na Câmara Municipal de Lisboa, em 2005, como Técnica Superior na Divisão de Cadastro. Em abril de 2019 assume a coordenação do Núcleo de Cartografia Geológica, função que desempenhou até novembro de 2020. De 2020 a junho de 2021 assume funções de Assessoria no Gabinete do Vereador do Urbanismo e à data é Diretora de Projeto, assumindo a coordenação do Programa ReSist.
A sua atividade profissional tem abrangido os domínios da geologia, geotecnia, hidrogeologia, património geológicos, riscos naturais, ambiente e ordenamento do território, domínios que enquadram o apoio transversal que presta aos diversos serviços da CML, donde se destaca a análise das condicionantes de ordem geológica nos instrumentos de gestão territorial, elaboração de cartografia geológica em ambiente SIG, apoio na análise e disponibilização de informação geológica e cadastral, e apoio aos serviços de gestão urbanística. Atualmente é a coordenadora do Grupo de Trabalho que visa o desenvolvimento do Programa Municipal de Promoção da Resiliência Sísmica do Parque Edificado, Privado e Municipal e Infraestruturas Urbanas Municipais.
Além do apoio técnico, é formadora da CML e tem a seu cargo a orientação de inúmeros estágios de valorização profissional e para obtenção do grau de Mestre. Efetua ainda a gestão e integra a equipa de investigação de vários projetos, donde se destaca:
Gestão dos Projetos:
Geomonumentos de Lisboa – Conservação do Património Geológico em contexto urbano.
GeoSIG – Base de Dados Geológicos, Geotécnicos e Hidrogeológicos da cidade de Lisboa;
ModSub3D – Cartografia e modelação da ocupação em subsolo na cidade de Lisboa;
LisbonSlides – Cartografia de Suscetibilidade a Movimentos de Massa em Vertentes;
AGEO – Platform for Atlantic Geohazard Risk Management, financiado pelo INTERREG – Espaço Atlântico – Lisbon Pilot;
Membro da equipa de investigação:
PO SEUR-08-2017-20 - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas;
PTDC/ECM/64167/2006 - GeoSIS_Lx – Modelação e Cartografia Geológica e Geotécnica tridimensional em áreas urbanas – Aplicação a Lisboa;
Cost Action TU1206 "SUB-URBAN - A European network to improve understanding and use of the ground beneath our cities.