Ordem dos Engenheiroshttps://www.ordemengenheiros.ptptAção de Formação: Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimentohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/acao-de-formacao-avaliacao-do-risco-do-empreendimento-imobiliario-para-desenvolvimento/No âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Conselho Diretivo da Região Sul e a ASAVAL - Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, em linha com o vetor Valorizar, procede-se à divulgação da Ação de Formação: "Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimento”.

Esta formação é composta por três sessões que decorrerão em formato online, sendo que a primeira será realizada a 17 de maio, entre as 18h00 e as 20h00.

Curso lecionado por João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Engenheiro Civil.

Calendário e horários:

1ª sessão - 17.05 (6ª feira): 18:00 - 20:00 
2 ª sessão – 18.05 (sábado): 09:00 - 13:00
3ª sessão – 24.05 (6ª feira): 18:00 – 20:00

Estrutura da Formação

  1. Conceito de investimento e metodologias da sua avaliação (resumido).
  2. Conceitos de risco e avaliação do risco em processos de investimento.
  3. Entender o processo de empreendimento imobiliário e a cadeia de valor.
  4. Entender o prémio de risco total ao longo do empreendimento imobiliário.
  5. Exemplos de aplicação da metodologia.


Inscrições através do emailasaval@asaval.pt

Consulte o folheto informativo com o programa aqui 


Breve resumo e biografia do Formador

João Correia Gomes, PhD, REV, MSc, Eng. Civil
Doutorado em Investimento e Financiamento Imobiliário (Universidade de Salford, Reino Unido);
Mestre em construção (IST);
Engenheiro civil (IST). 
Durante 25 anos, trabalhou no setor financeiro em diversas funções, a última até final de 2016 como coordenador executivo, na elaboração e gestão de múltiplos processos de avaliação, investimento e promoção imobiliária. 
Atualmente colabora com a Garen Avaliação de Ativos Lda. na elaboração de planos de negócio baseados em imobiliário. 
Na ESAI coordena a licenciatura de Gestão Imobiliária, docente de Projeto de Promoção Imobiliária, Gestão de Promoção Imobiliária, Análise de Investimentos Imobiliários;
No mestrado em avaliação e gestão de ativos, leciona Montagem de Projetos de Investimento; 
Na licenciatura de engenharia civil, leciona Gestão Integrada de Empreendimentos Imobiliários. 
Autor do livro "Uma Nova Visão sobre o Imobiliário – Plataforma para a Criação de Riqueza no século XXI”, Sabedoria Alternativa.

]]>
Ação de Formação: Avaliação do risco do empreendimento imobiliário para desenvolvimento2024-04-26
DIGITALbuilt | European Digital Innovation Hubhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/digitalbuilt-european-digital-innovation-hub/A Região Sul da Ordem dos Engenheiros apoia e acolhe o 1º Evento de Apresentação Pública do DIGITALbuilt (European Digital Innovation Hub), no âmbito do PRR, um projeto que pretende disponibilizar às PMEs serviços de transformação digital, capacitação, inclusão digital, apoio à procura de financiamento e de intermediação, serviços de incubação de PMEs e diagnósticos de maturidade digital, no próximo dia 30 de abril, pelas 14h30 no auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros - Região Sul, em Lisboa.



Inscrições gratuitas, mas obrigatórias aqui




]]>
DIGITALbuilt | European Digital Innovation Hub2024-04-24
Região Sul visita Aernnova Aerospace https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/regiao-sul-visita-aernnova-aerospace/

Organizada pelo Pólo de Sines em colaboração com a Delegação Distrital de Évora, a visita técnica à Aernnova Aerospace decorreu no dia 19 abril, em Évora.

O grupo que veio de Sines começou por visitar o Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio D. Manuel, e o centro histórico da cidade. 
Seguidamente, os membros de Sines juntaram-se ao grupo de Évora, no Évora Hotel, onde experimentaram diversas iguarias típicas de Évora.
Após o almoço, a visita à Aernnova incluiu uma apresentação introdutória da empresa, seguida da visita à unidade industrial, que integra a unidade de compósitos e a de aeroestruturas metálicas como asas, estabilizadores e fuselagens em metal e compósitos para a aviação comercial, militar e executiva.

Esta visita foi uma experiência agradável e enriquecedora para os participantes e permitiu reforçar o networking entre colegas de várias especialidades.

   


]]>
Região Sul visita Aernnova Aerospace 2024-04-24
Ata da Comissão Eleitoral Nacional | Eleição do Órgão de Supervisão | Apuramento de resultadoshttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ata-da-comissao-eleitoral-nacional-eleicao-do-orgao-de-supervisao-apuramento-de-resultados/Consulte abaixo a Ata da Comissão Eleittoral Nacional sobre o apuramento dos resultados do ato eleitoral para eleição do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros.


Ata da Comissão Eleitoral Nacional
Eleições Extraordinárias para Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros
Publicado neste portal a 24 de abril de 2024
]]>
Ata da Comissão Eleitoral Nacional | Eleição do Órgão de Supervisão | Apuramento de resultados2024-04-24
Tarde de Engenharia: FAQs Inspeção de Instalações Elétricashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/tarde-de-engenharia-faqs-inspecao-de-instalacoes-eletricas/A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema FAQs Inspeção de Instalações Elétricas.

A iniciativa decorreu no dia 18 de abril no auditório da sede regional, contando com a presença de muitos colegas que esgotaram as inscrições disponíveis.


























A Portaria n.º 192/2022, que aprova as metodologias para a realização de inspeção por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), definiu a obrigatoriedade da realização, de forma faseada e até ao final de 2023, de inspeções às instalações elétricas.

As Inspeções a Instalações Elétricas são um tema essencial para a atividade dos Engenheiros Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas.

Com esta iniciativa, o Conselho do Colégio pretendeu elucidar os seus Membros sobre os pontos a que as EIIEL dão mais importância nas inspeções e quais os problemas mais comuns com que se deparam.

Para a apresentação, convidamos os colegas Rui Cavaco e Celso Pestana, Inspetores do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, que desenvolvem a sua atividade na Região Autónoma da Madeira.

Registamos ta presença dos colegas da nova tutela DRE - Direção Regional de Energia, especialmente do seu Diretor, colega Estevão Abreu e seus adjuntos, colegas Renato Faria e Fernando Silva, que muito contribuíram para a discussão.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece toda colaboração dos preletores do ISQ, e continuará a trabalhar para que a Ordem seja um local privilegiado de encontro de toda a comunidade.

A Tarde de Engenharia permitiu a troca de opiniões e partilha de conhecimentos entre os colegas responsáveis pelo projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas, as Entidades Inspetoras e a tutela de todos, a nova Direção Regional de Energia da Região Autónoma da Madeira a quem desejamos os maiores sucessos.

]]>
Tarde de Engenharia: FAQs Inspeção de Instalações Elétricas2024-04-23
Ordem dos Engenheiros recebe Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics para Conferência sobre igualdade de género na informáticahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-recebe-rede-eugain-european-network-for-gender-balance-in-informatics-para-conferencia-sobre-igualdade-de-genero-na-informatica/


No âmbito do Ano OE 2024 "Igualdade de Género na Engenharia”, a Ordem dos Engenheiros recebeu ontem a Conferência final da Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics, no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros.

A rede EUGAIN é financiada pela União Europeia, através da agência COST Action, e tem como principal objetivo contribuir para a igualdade de género na informática, através da criação e fortalecimento de uma rede europeia verdadeiramente multicultural de académicas que trabalham na vanguarda dos esforços dos seus países, instituições e comunidades de investigação.

A sessão de abertura da Conferência contou com a presença do Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, Jorge Liça, da Presidente da Comissão para a Igualdade de Género na Engenharia da Ordem dos Engenheiros, Ondina Afonso, assim como da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro.

A conferência contou com várias sessões onde se analisaram o desenvolvimento e implementação de estratégias, abordagens de políticas na área da igualdade de género, modelos e casos de sucesso nesta área, a importância da colaboração e sinergia com outras organizações e redes na promoção da igualdade de género na informática, fortalecendo a área de influência da rede EUGAIN através de parcerias estratégicas. 

Nesta conferência foram também apresentados os principais resultados da rede EUGAIN, contando com oradores de diferentes países da Europa. 

No dia 21 decorreu também, na sede da Ordem, um workshop com todos os participantes deste evento, organizado pela rede EUGAIN, com o tema "The Way Forward: Roadmapping Gender Policy Impact".

Consulte as fotos do evento: 

Dia 21 de abril 
Dia 22 de abril 

]]>
Ordem dos Engenheiros recebe Rede EUGAIN – European Network for Gender Balance in Informatics para Conferência sobre igualdade de género na informática2024-04-23
Oferta de Emprego | Assistente Administrativo (m/f)https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/oferta-de-emprego-assistente-administrativo-m-f/A Região Centro da Ordem dos Engenheiros pretende recrutar assistente administrativo (m/f) para os serviços da Delegação Distrital de Aveiro, em regime de tempo integral.

Consulte o Anúncio.

]]>
Oferta de Emprego | Assistente Administrativo (m/f)2024-04-22
Intervenção de Lídia Santiago, Vice-presidente da OE, sobre o Semáforo Nutricionalhttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/intervencao-de-lidia-santiago-vice-presidente-da-oe-sobre-o-semaforo-nutricional/

Assista aqui à intervenção

Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, falou hoje na SIC sobre o Semáforo Nutricional e o impacto limitativo e desinformativo que este sistema cria junto dos consumidores, tendo alertado igualmente para a falta de evidências científicas que o mesmo sistema reflete.
]]>
Intervenção de Lídia Santiago, Vice-presidente da OE, sobre o Semáforo Nutricional2024-04-19
Delegação Distrital de Évora participa no Dia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évorahttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/delegacao-distrital-de-evora-participa-no-dia-da-escola-de-ciencias-e-tecnologia-da-universidade-de-evora/



A Delegação Distrital de Évora da Ordem dos Engenheiros esteve presente no Dia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, que decorreu no Colégio Luís António Verney, no dia 17 abril.  Na parte da tarde realizou-se o Festival da Ciência 2024, que este ano foi dedicado ao tema ÁGUA . 

No stand da Delegação os Estudantes tiveram oportunidade de efetuar a sua inscrição como membro estudante e esclarecer questões relacionadas com a Ordem.

A Delegação Distrital de Évora dá, desta forma, continuidade ao seu programa de proximidade aos jovens estudantes de Engenharia, apostando na divulgação da missão da OE, das vantagens em pertencer a esta associação profissional das iniciativas que a Ordem organiza.

]]>
Delegação Distrital de Évora participa no Dia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora2024-04-18
Ordem dos Engenheiros - Região Sul recebe entrega dos Prémios de Excelência na Academia https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-regiao-sul-recebe-entrega-dos-premios-de-excelencia-na-academia/

A sede da Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS) recebeu ontem a primeira edição da cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência na Academia, uma iniciativa promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul (CDRS) em colaboração com diversas empresas parceiras. 

Estes Prémios têm como objetivo reconhecer e celebrar o notável desempenho académico dos membros estudantes da Ordem dos Engenheiros, inscritos na Região Sul, em 12 especialidades da Engenharia, promovendo assim a valorização do mérito dos  membros em formação e destacando aqueles que demonstram excelência e dedicação nos seus percursos académicos. 

Os prémios foram atribuídos com base num processo de seleção rigoroso, reconhecendo nos ciclos de licenciatura e mestrado, os seguintes vencedores:

Afonso Manuel Saraiva Germano 
Daniel Paiva Miranda
Edgar Paulo Ramos Cucubica
Gonçalo Reis Alemão Meira
Inês Alves Correia
Jéssica Maria Ferreira Gomes
João Francisco dos Santos Antunes
João Miguel Rodrigues Catelas
João Miguel Rodrigues Pinto Ribeiro
Ludmila Ângelo Machaieie
Luís Aser Castillo Portela
Marcelo Henrique Fonseca Bittencourt
Maria Leonor Cardoso dos Santos
Maria Madalena Mestre Belo
Ricardo de Freitas Henriques
Rodrigo Luís Santos Teófilo
Tiago Prates de Carvalho Garrão
Tiago Soares Ferreira de Castro

Os vencedores desta edição foram premiados no valor de 750 euros para o ciclo de licenciatura e 1.000 euros para o ciclo de mestrado, pelos respetivos percursos académicos e contribuição para o desenvolvimento do setor da Engenharia. 
Adicionalmente, os vencedores têm ainda a possibilidade de serem recrutados pelas empresas patrocinadoras:

Consulai
Quadrante Group
JETsj Geotecnia, Lda
EACE - Engenheiros Associados Consultores de Engenharia
The Navigator Company 
LS - Engenharia Geográfica
Somincor
Noesis
Imperalum
Otis 
Vera Navis 
Hovione

Lídia Santiago, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, o Conselho Diretivo da OERS, representantes do Instituto Superior Técnico, ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências, Universidade Lusófona, Academia Militar e da Marinha Portuguesa marcaram presença nesta cerimónia, reconhecida por todos os intervenientes pela sua importância para fomentar o reconhecimento e o mérito dos jovens engenheiros, bem como incentivar à aposta dos futuros estudantes na Engenharia.

"Valorizar os nossos jovens talentos é essencial para o futuro da engenharia. Estes prémios não só reconhecem a excelência académica, mas também proporcionam uma plataforma para os estudantes se destacarem e estabelecerem conexões cruciais com o mundo profissional, impulsionando assim o seu crescimento e desenvolvimento” António Carias de Sousa, Presidente da Ordem dos Engenheiros Região Sul.

   


Ver Fotos




]]>
Ordem dos Engenheiros - Região Sul recebe entrega dos Prémios de Excelência na Academia 2024-04-17
Ordem dos Engenheiros e Qualifica/oriGIn Portugal denunciam rotulagem Nutri-Scorehttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-e-qualifica-origin-portugal-denunciam-rotulagem-nutri-score/

A Ordem dos Engenheiros (OE), através da Coordenação de Engenharia Alimentar, e os produtores tradicionais associados da Qualifica/oriGIn Portugal vêm denunciar e repudiar a recente publicação, sem qualquer consulta prévia e de forma inesperada, do Despacho 3637/2024 da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, que recentemente cessou funções, e que determina a adoção do sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score.

Chamam a atenção para o impacto, limitativo e desinformativo que o sistema cria junto dos consumidores e alertam para a falta de evidências científicas que o mesmo sistema reflete.

Consulte aqui o comunicado  »»»
]]>
Ordem dos Engenheiros e Qualifica/oriGIn Portugal denunciam rotulagem Nutri-Score2024-04-17
Tektónica - Feira Internacional da Construção 2024https://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/tektonica-feira-internacional-da-construcao-2024/
Numa ação conjunta entre a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Fundação AIP, a OE disponibiliza aos seus membros o acesso a convites para participação na Tektónica, a feira internacional da construção, a realizar entre 2 e 5 de maio, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Para receção do convite, os interessados deverão registar-se, até ao dia 30 de abril, diretamente na plataforma Business FIL. A FIL enviará posteriormente, por email, o convite aos engenheiros registados.

A Tektónica é um evento agregador de pequenas e médias empresas, de startups e de empresas de grande dimensão que, nesta edição, possibilita aos profissionais e visitantes o contacto com mais de 250 empresas expositoras, 20% das quais são internacionais.

De acordo com a organização, apesar da feira ter crescido na maioria dos setores, é na eficiência energética que mais se nota esse crescimento, refletindo as tendências emergentes de inovação e a aplicação de novas tecnologias associadas à sustentabilidade.

No âmbito desta feira da construção, decorre o "Prémio Tektónica Inovação”, assumido pela organização como um veículo privilegiado para que as empresas evidenciem a componente de inovação inerente ao desenvolvimento da sua atividade. A OE é membro do júri do "Prémio Tektónica Inovação", sendo nele representado pelo Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil.

O convite disponibilizado aos membros da OE permite o acesso a todos os dias do evento, bem como ao SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que decorre em paralelo.

Mais informações disponíveis no Website oficial do evento »»»
]]>
Tektónica - Feira Internacional da Construção 20242024-04-17
Ordem dos Engenheiros acolhe evento comemorativo do Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosãohttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/ordem-dos-engenheiros-acolhe-evento-comemorativo-do-dia-mundial-da-sensibilizacao-para-a-corrosao/



Numa iniciativa conjunta entre a Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais e a Sociedade Portuguesa de Materiais, que conta com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, através do seu Colégio de Engenharia de Materiais, e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, decorrerá no próximo dia 24 de abril, na Sede Nacional da OE, o X Encontro Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, que terá como tema: "A corrosão: novos desafios". 

O Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, instituído em 2010 pela World Corrosion Organization (WCO), tem o objetivo de alertar os decisores industriais e políticos sobres as consequências e os elevados custos da corrosão na economia e no ambiente.

Mais informações e inscrições aqui.
]]>
Ordem dos Engenheiros acolhe evento comemorativo do Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão2024-04-16
International Management Cup da EUREL | Candidaturas abertashttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/international-management-cup-da-eurel-candidaturas-abertas/

Forma uma equipa com 2 a 4 membros da Ordem dos Engenheiros até aos 35 anos e inscreve-a já no IMC | International Management Cup da EUREL (Convention of National Associations of Electrical Engineers of Europe)!

O IMC é um torneio de estratégia de negócios criado a pensar nos estudantes e jovens profissionais membros dos Colégios de Engenharia Eletrotécnica e de Informática.

Durante o desafio, terás a oportunidade de competir, num ambiente simulado, com jovens estudantes e engenheiros de vários países europeus.

A competição está desenhada para os participantes aprenderem a decidir, passo a passo, sobre todos os níveis do desenvolvimento de negócio, incluindo produção, I&D, RH, Marketing ou Relação com Acionistas.

É uma oportunidade que não vais querer perder. Inscreve-te até dia 3 de maio, na 17ª edição!

Sabe mais aqui.

]]>
International Management Cup da EUREL | Candidaturas abertas2024-04-16
"Comunidades de Energia Renovável" foi tema debatido no restaurante da OERShttps://www.ordemengenheiros.pt/pt/atualidade/noticias/comunidades-de-energia-renovavel-foi-tema-debatido-no-restaurante-da-oers/

No dia 21 de março, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente realizou o jantar-debate dedicado às Comunidades de Energia Renovável em Portugal (CER), no restaurante da OERS.

A sessão teve início com a intervenção da Engª Susana Serôdio, em representação do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, que referiu a importância do tema no atual contexto de transição energética e de o mesmo ser objeto de apresentação e discussão na OE. Seguiu-se uma breve introdução pela Engª Ana Teresa Perez, Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente que, reforçando a importância do tema, referiu o facto do mesmo não ser muito conhecido e de existir ainda um caminho por percorrer, com vários desafios a solucionar, para que as Comunidades de Energia Renovável (CER) se tornem uma opção real em Portugal.

A Eng.ª Ana Rita Antunes da Coopérnico - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável – apresentou aos presentes o conceito de Comunidade de Energia Renovável, detalhando o seu estado de desenvolvimento em Portugal e perspetivas de futuro.
Em Portugal, as CER foram regulamentadas pelo Decreto-Lei 162/2019, de 25 de outubro, que estabelece o regime jurídico aplicável, quer ao autoconsumo de energia renovável, permitindo que o autoconsumidor - além de produzir e consumir, também possa ter atividades de partilha, armazenamento e de venda da energia excedente, quer às Comunidades de Energia Renovável, permitindo que os consumidores se encontrem numa relação de vizinhança próxima, ou seja, numa relação de proximidade física, podendo organizar-se coletivamente e realizar entre si autoconsumo coletivo ou estabelecer uma comunidade de energia.
As CER são organizações onde os cidadãos, depois de adquirirem títulos de capital social, podem ser: (i) co-proprietários de centrais de produção de energia renovável e (ii) donos da sua comercializadora de energia elétrica, devendo os membros participar ativamente nas decisões da comunidade.
A adesão a uma CER é voluntária, tendo estas o dever de ser inclusiva, não excluindo nenhum grupo de cidadãos pelo estado social, género ou etnia; esta adesão aberta permite que qualquer cidadão tenha benefícios diretos da produção de energia renovável.
Uma CER não tem como objetivo o lucro, mas sim a partilha dos benefícios na comunidade (económicos, ambientais, sociais), que podem (e devem) ser reinvestidos para novos ativos da CER (novos projetos, novos serviços).

Após a interessante apresentação da Eng.ª Ana Rita Antunes, os presentes tiverem oportunidade de colocar as suas questões, o que proporcionou um debate interessante e animado, com o qual foi possível aprofundar este novo conceito.

Para finalizar, a Eng.ª Susana Serôdio, contribuiu com a sua experiência para o detalhe de algumas questões, referindo a importância da sessão no atual contexto de implementação da política nacional de alterações climáticas, não esquecendo a importância central da engenharia portuguesa na construção de um futuro mais sustentável.









]]>
"Comunidades de Energia Renovável" foi tema debatido no restaurante da OERS2024-04-15