c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
climatizacao13_8452937945228657ba3b51.jpg

13.as Jornadas de Engenharia de Climatização – Eficiência Energética nos Sistemas de AVAC

Projeto, construção, comissionamento e operação de sistemas energeticamente eficientes

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Apoiante:

Efcis

Systemair

Patrocinador da 3.ª Edição do Prémio de AVAC(*):

Aermec - Cest

(*) Concurso Nacional para o melhor trabalho de estudantes na área de AVAC
A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover no dia 17 de outubro de 2013, no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, as 13.as Jornadas de Engenharia de Climatização.

O evento deste ano continuará a aprofundar os aspetos relacionados com a Eficiência Energética nos Edifícios e abordará a problemática relacionada com o projeto, construção, comissionamento e operação de sistemas de AVAC, procurando diagnosticar os constrangimentos e as dificuldades com que os vários intervenientes no ato da construção, projetistas, fabricantes, instaladores, fiscalizações e donos de obra se deparam na prática e as medidas que importará implementar para que o objetivo de se obter edifícios energeticamente eficientes possa ser atingido.

Na primeira parte, decorrerão intervenções de enquadramento do tema nas suas múltiplas vertentes, a que se seguirá um debate que se pretende alargado e gerador de ampla e profícua discussão entre todos os participantes nas Jornadas.

Na segunda parte das Jornadas o tema será dedicado ao conforto térmico e ventilação, onde se analisarão as vantagens, inconvenientes e limitações inerentes a cada um dos processos – ventilação natural, híbrida e mecânica, a que se seguirá, após a intervenção dos vários oradores, igualmente um debate alargado com moderador e o painel de oradores.

Na terceira parte das Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será distribuído e discutido o manual da REHVA sobre o tema traduzido para português: "Projeto de sistemas de ventilação e ar-condicionado energeticamente eficientes” que será apresentado por um dos seus autores.

Em sequência, terá lugar a apresentação do trabalho vencedor da Competição REHVA 20013 de que foi vencedor um estudante português.

Finalmente, será dado a conhecer o desenvolvimento do Programa Europeu – Horizonte 2020 no que se relaciona com os aspetos de eficiência energética.

Nota:
Os Membros da ASHRAE são equiparados aos Membros Efetivos da OE e os Estudantes aos Membros Estudantes, no que se refere ao custo de inscrição nas Jornadas.

O número de inscrição nas Jornadas para os Estudantes Membros da OE e Estudantes Não Membros é limitado, pelo que as mesmas ficam sujeitas a confirmação pelos serviços.

As inscrições encontram-se encerradas!