fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Qualidade OE+EUR-ACE

Sistema de Qualidade da Ordem dos Engenheiros EUR-ACE®

A avaliação EUR-ACE® (European Acredited Engineer) é um sistema de acreditação que fornece um conjunto de padrões que identificam programas na área da engenharia de alta qualidade na Europa e no exterior.

A marca de qualidade EUR-ACE® é um certificado concedido a cursos de Engenharia do Ensino Superior, com base nas visões e perspetivas dos principais interessados (estudantes, instituições de ensino superior, empregadores, organizações profissionais e agências de credenciamento). Uma das grandes vantagens deste sistema de acreditação consubstancia-se na valorização acrescida dos diplomados perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional.

Neste contexto, o elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE® é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional.

Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:
- A garantia de que o curso com a marca de qualidade EURACE  possui elevados níveis de qualidade europeus reconhecidos pelos empregadores europeus;
- Existe um acordo de reconhecimento mutuo de cursos entre as entidades internacionais autorizadas para atribuir a marca de qualidade EURACE®;
-Facilita a candidatura a mestrados ou doutoramentos noutras instituições que igualmente tenham cursos acreditados pelo sistema;
- A garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos das competências adquiridas para o exercício da profissão de engenheiro (outcomes) e para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);
- Facilita a mobilidade no espaço europeu de acordo com a diretiva (Diretiva 2005/36/EC);
- O acesso simplificado do cartão de engenheiro europeu EUR-ING atribuído pela ENGINEERS EUROPE, que automaticamente incluiu os cursos com o selo EUR-ACE® na sua lista de cursos.

Em Portugal, a entidade que atribui esta marca de qualidade europeia às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) - www.enaee.eu

A Marca de Qualidade EUR-ACE® representa, assim, um processo de acreditação a nível Europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.

Lista de documentos relevantes para o Sistema de Avaliação de Qualidade.

O presente documento apresenta uma listagem dos principais textos, disponibilizados neste espaço do portal da Ordem dos Engenheiros, que direta ou indiretamente estão ligados à implementação do Sistema de Qualidade da Ordem dos Engenheiros EUR-ACE®, bem como indicações de fontes onde é possível encontrar abundante informação complementar.

Documentos EUR-ACE®
  • Guia de Candidatura para as Instituições
    Contém critérios adotados e informação pretendida para a avaliação do curso, incluindo formulários e informação para a preparação do dossier de candidatura em língua Portuguesa.»»»
  • Application Form for Institutions
    Contém critérios adoptados e informação pretendida para a avaliação do curso, incluindo formulários e informação para a preparação do dossier de candidatura em língua Inglesa.»»»
  • Regulamento da Bolsa de Avaliadores
    Aprovados pelo Conselho Diretivo Nacional em 19 de Dezembro de 2008. »»»
  • Regulamento das Comissões de Avaliação
    Aprovados pelo Conselho Diretivo Nacional em 19 de Dezembro de 2008. »»»
  • Comunicação Eng. Feyo de Azevedo – "High Level Qualifications Frameworks and the EUR-ACE Frameworks Standards – do they fit together?"
    Estudo comparativo da relação entre os Padrões de Qualidade EUR-ACE® com os Quadros Europeus de Qualificação e com a Diretiva para Reconhecimento das Qualificações Profissionais, apresentado na "Workshop on Overarching and Sectoral Frameworks, ENAEE-European Network for Accreditation of Engineering Education, Brussels, Fondation Universitaire”, em 22 de Janeiro de 2009. »»»
Documentos ENAEE EUR-ACE
(Informação completa disponível no Portal da ENAEE, em www.enaee.eu)
  • ENAEE Statutes
    Estatutos registados da ENAEE. »»»
  • EUR-ACE Framework Standards
    Padrões de Qualidade EUR-ACE na sua versão mais recente, de 28 de Agosto de 2008. »»»
  • EUR-ACE Commentary Framework Standards
    Informação complementar (oficial) sobre os Padrões de Qualidade EUR-ACE: Terminologia, Objetivos, Aplicação, Reconhecimento Profissional. »»»
Documentos referentes ao Processo de Bolonha
(a generalidade da informação relevante sobre o Processo de Bolonha encontra-se disponível no Portal do Secretariado do Processo de Bolonha, em http://www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/)
  • A Framework for Qualifications of The European Higher Education Area
    Quadro de Qualificações para o Espaço Europeu do Ensino Superior, adoptado na reunião ministerial de Bergen, no âmbito do Processo de Bolonha, em 20 de Maio de 2005. »»»
  • The European Qualifications Framework for Lifelong Learning (EQF))
    Recomendação adoptada pela Comissão Europeia, em 23 de Abril de 2008, sobre o Quadro Europeu de Qualificações para Formação ao Longo da Vida. »»»
  • ECTS Users Guide
    Versão mais recente do Guia para Aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), desenvolvido com a coordenação da Comissão Europeia. »»»
Legislação Nacional
  • DL 65/2018
    Decreto-lei que altera e republica o DL n.º 74/2006 sobre Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior. »»»
  • Lei N.º 62/2007
    Lei que aprova o regime jurídico das instituições do ensino superior. »»»
  • Lei N.º 38/2007
    Lei que aprova o regime jurídico de avaliação do ensino superior. »»»
  • DL 369/2007
    Decreto-lei que cria a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. »»»
  • Lei N.º 26/2017 de 30 de Maio
    Terceira alteração à Lei n.º 9/2009, de 4 de março, e transpondo a Diretiva 2013/55/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho,de 20 de novembro de 2013, que altera a Diretiva 2005/36/CE,relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais e o Regulamento (UE) n.º 1024/2012, relativo à cooperação administrativa através do Sistema de Informação do Mercado Interno. »»»
Documentação Complementar
  • ABET – Engineering Accreditation Comission
    Critérios para a acreditação de programas de engenharia em 2009-2010 da ABET. »»» 
  • CDIO – Syllabus Report 2001 »»»
  • CDIO – Syllabus 2002 »»»
    CDIO: Conceive-Design-Implement-Operate – Um sistema internacional para conceção e avaliação de programas de engenharia.

Apresentação e Enquadramento Europeu Estrutura Geral e Procedimentos



Por ocasião do lançamento do Sistema de Avaliação de Qualidade de Cursos de Engenharia OE+EUR-ACE, no dia 14 de Abril de 2009, a Ordem dos Engenheiros desenvolveu uma publicação onde sistematizou a informação mais relevante sobre este Sistema europeu de qualidade. O documento destina-se a informar as Instituições de ensino Superior e demais parceiros institucionais sobre a visão conceptual e estratégica do modelo adotado e, no plano mais prático, sobre o processo de candidatura e principais procedimentos que o compõem.

Fazer download »»»

Atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE

> Lista dos Cursos de Licenciatura com a Marca de Qualidade EUR-ACE »»»

> Lista dos Cursos de Mestrado de 2.º Ciclo e Mestrados Integrados com a Marca de Qualidade EUR-ACE »»»




Eventos Relacionados

  • Marca de Qualidade Europeia EUR-ACE »»»

  • EUR-ACE, the European Quality Label for Engineering Degree Programmes Experiences and Perspectives - First Announcement and Call for Papers, 27th July 2012 »»»




Ir para o topo Ir para o topo

Parceiros Institucionais