fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Informática



Missão do Colégio

O Colégio de Engenharia Informática (CEI) da Ordem dos Engenheiros pugna pela ordenação do exercício da profissão de engenharia informática no território nacional promovendo princípios éticos e dignidade da profissão com respeito pela sociedade, representando a profissão e protegendo os interesses dos consumidores e utilizadores dos serviços prestados pelos profissionais.

O CEI pretende defender a engenharia informática como profissão e o seu exercício com Qualidade. Por isso mesmo, promove o progresso da sociedade da informação e conhecimento e vela pelo cumprimento dos preceitos constitucionais do uso da informática para garantir honra e intimidade pessoal (e familiar) dos cidadãos no pleno exercício dos seus direitos, As funções e atividades do CEI compreendem:
  • Representação institucional da engenharia informática a nível nacional e internacional
  • Representar e defender a profissão perante o Governo e Administração Pública, Instituições, Tribunais, Entidades e particulares. Assim como promover a articulação Saudável entre Ensino Superior, Instituições de Investigação e Inovação e Empresas de Engenharia Informática.
  • Ordenar no âmbito das suas competências a atividade profissional dos seus membros, zelando pela ética e dignidade profissional e pelos seus direitos, assim como exercer o seu poder disciplinar.
  • Garantir a aplicação de um código deontológico atual para a profissão.
  • Promover formação profissional e atualização de conhecimento, assim como a discussão de temas atuais.
  • Promover o progresso da sociedade do conhecimento em Portugal e contribuir para as matérias de interesse público e da profissão.
________________________________________

Comunicados
________________________________________

Se é membro efetivo com o grau de qualificação E2 ou E3, com pelo menos 5 anos na categoria e grau e detentores de um currículo que demonstre senioridade reconhecida pela Ordem, o CEI apela que solicitem a passagem a membros seniores.

Este passo é fundamental para que o CEI tenha mais autonomia e representatividade.

Para mais informações consulte aqui.

Se tiver dificuldade em identificar os três Colegas, com categoria igual ou superior ao Nível requerido, que possam dar referências, em conformidade com o n.º 3 do art. 4.º do Regulamento de Admissão e Qualificação, contacte-nos para colegioinformatica@oep.pt , poderemos ajudar.

________________________________________

Grupos de Trabalho/Discussão
________________________________________

Jovens Engenheiros
Entre outras atividades, este grupo irá: realizar um estudo alargado sobre o status atual da informática no país; realizar um estudo sobre as necessidades formativas necessárias na carreira profissional; promover debate e discussão sobre temas profissionais relevantes; realizar entrevistas com players e personalidades reputadas.

Inclusão, Igualdade e Equidade
Entre outras atividades este grupo irá realizar: estudo sobre a temática da igualdade e equidade em engenharia informática quer no contexto empresarial, quer no contexto académico, ou mesmo na educação universitária e pré Universitária; palestras convidadas com role models; recolha de boas práticas e produção de princípios orientadores e medidas que ajudem a consciencializar quer as entidades (empresariais, legislativas ou outras) quer os profissionais de modo a combater os problemas relacionados com a falta igualdade e equidade na profissão promovendo a inclusão.
Vasco Amaral, Fernanda Pedro, João Oliveira, "JOVENS ENGENHEIR@S INFORMÁTIC@S, ELES E ELAS”, Ingenium Nº176, pp. 94-95, abril, maio, junho 2022

Educação
Entre outras atividades este grupo irá: definir e tornar explícitos os fundamentos considerados pelo CEI fundamentais ou desejáveis nos currículos do Ensino Superior de acordo com a perspectiva profissional, que possam servir de princípios inspiradores para os curricula dos cursos de Engenharia Informática atuais; definir conteúdos de formação em Aspectos Sócio-Profissionais da Informática; acompanhar o ensino dos tópicos de informática e pensamento computacional no ensino básico e secundários; promover iniciativas para divulgação e entusiasmar os jovens para escolha de carreiras nas STEMs.

Ética e Deontologia na Informática
Discussão sobre aspectos de ética e casos de estudo. Elaboração do código Deontológico da Engenharia Informática, que tem por base o código da OE, mas que dada a sua especificidade, irá assentar nos princípios éticos de conduta que devem ser assumidos por todos os membros do colégio de informática como norma de actuação.

Atos de Engenharia
Trabalho contínuo de revisão da tabela de atos atual. Identificar a relação de Atividades Profissionais de Engenharia Informática que se consideram prioritárias ou de alto interesse para a sua consideração como atividades reguladas.

Estes grupos descritos estão neste momento em formação por uma comissão instaladora. Se estiver interessado em participar nestes grupos de futuro pode inscrever-se aqui.
______________________________________

Notícias e Eventos
______________________________________
  • WEB Summit Lisboa
  • 1 a 4 de Novembro »»
  • Primeira reunião presencial do Conselho Nacional de Colégio de Engenharia Informática (CNCEI)
  • 7 de julho de 2022 »»»
  • Evento "Partilha de Experiências do Colégio de Engenharia Informática"
  • 7 de julho de 2022 »»»
  • Colégio de informática visita instituições de Investigação e Tecnologia e a Universidade da Madeira
  • 7 de julho de 2022 »»»
_______________________________________

Links Úteis
________________________________________

Instituições Internacionais
Institute of Electrical and Electronics Engineers, Incorporated
Association for Computing Machinery
Colégio de Informática Espanhol: Consejo de Colegios de Ingeniería Informática

Instituições Científicas Nacionais
Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Portal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Cibersegurança
CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança

Parceiros Institucionais