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A Ordem

Engineers4Europe



Consulte o Manifesto 2024 do Engineers4Europe
Consulte aqui o documento


Ordem dos Engenheiros participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu 

Saiba mais aqui.

E4EResultados do Inquérito realizado às Empresas no âmbito do Projeto E4E

Enquanto parceira do projeto europeu E4E, que tem por objetivo conhecer as competências do engenheiro do futuro, a Ordem dos Engenheiros realizou, no passado mês de julho, um inquérito junto das empresas.

Consulte aqui o resultado deste inquérito.


Projeto E4E - documento relativo à implementação de formação contínua em Portugal

No âmbito do projeto E4E, promovido pela Engineers Europe, a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), enquanto parceiros deste projeto, colaboraram diretamente para a elaboração de um documento relativo à implementação de formação contínua no nosso país, nomeadamente a nível de soft skills, competências transversais e transferíveis, microcredenciais e formação contínua acreditada.

Consulte aqui o referido documento.

Projeto Engineers4Europe | Partner Snapshot

A Ordem dos Engenheiros, é parceira da ENGINEERS EUROPE (EE) no projeto Engineers4Europe. Neste projeto pretende-se criar um conselho de competências, de modo a definir as competências do Engenheiro do futuro. Depois de realizados inquéritos, entrevistas, mesas redondas e um jantar-debate, foi elaborado o seguinte trabalho, entretanto já submetido à EE. 

Consulte aqui o documento  »»»

Jantar-debate " Competências, Riscos e Oportunidades para as Engenheiras do Futuro"
 
No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, realizou-se, no passado dia 10 de julho, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o Jantar-debate "Competências Riscos e Oportunidades para as Engenheiras do Futuro”, moderado por Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional, e que teve Adriana Maria Tonini, Engenheira Civil e Presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Ângela Nunes, diretora da Secil e responsável pelo Centro de Desenvolvimento e Aplicações de Cimento (CDAC), Helena Avelino, membro do Conselho de Administração da A3ES, professora no ISEL e Membro do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica, e Teresa Peña, Professora Catedrática e Presidente do Conselho Pedagógico do IST, como convidadas. 

Num debate bastante participado, concluiu-se que é necessário incorporar e equilibrar as soft e hard skills nos programas de ensino superior de engenharia, nomeadamente nas áreas de pesquisa e pensamento crítico, ética, ciências da computação, inteligência artificial, internet das coisas, sustentabilidade, economia circular, energias renováveis, gestão de riscos e projetos, análise e síntese de dados, conceção, comunicação, liderança, empreendedorismo, trabalho de equipa, responsabilidade social, resolução de problemas, planeamento e organização, inovação/criatividade, inteligência emocional, gestão de stress, adaptabilidade, valores sociais e humanísticos, uma vez que estas se complementam, contribuindo para a existência de profissionais de engenharia mais equilibrados.

As conclusões deste debate apoiarão a intervenção da Ordem dos Engenheiros no projeto europeu E4E – Engineers 4 Europe.



Projeto E4E – Engineers 4 Europe  

Participe nas pesquisas do projeto, contribua para o futuro profissional da engenharia.

Inquérito 1 »»»  
Inquérito 2 »»»

Vídeo »»»



Resultados do Inquérito "Autossuficiência Energética” 

Encontram-se já disponíveis para consulta os resultados do Inquérito "Autossuficiência Energética”, promovido pela Ordem dos Engenheiros junto dos seus membros durante o mês de abril.
Este inquérito faz parte de um barómetro que a Ordem tem vindo a desenvolver, através do qual irá auscultar regularmente a opinião dos seus membros sobre temas da atualidade, contribuindo, assim, para o debate público e para a criação de riqueza em Portugal, e a partir do qual pretende constituir um Observatório que congregue a informação recolhida.

The results of the "Energy Self-sufficiency” Survey, promoted by the Portuguese Engineers Association, are now available for consultation.
This survey is part of a barometer that the Portuguese Engineers Association has been developing. With the answers of its members about a wide range of current issues, this professional association intends to set up an Observatory.

Resultados do Inquérito | Results of the Survey »»»



Questionários | Projeto E4E – Engineers 4 Europe

No âmbito do Projeto Engineers 4 Europe (E4E), de que a Ordem dos Engenheiros é parceira, promovido pela Engineers Europe (anterior FEANI), é solicitado o contributo dos engenheiros portugueses, através do preenchimento de dois inquéritos, acessíveis nos links abaixo, com vista à recolha de informação que permita à Engineers Europe determinar as novas tendências no ensino da Engenharia. Pretende-se, com estes questionários, desenvolver uma formação inovadora sob a forma de microcredenciais. 

Esta formação será bastante útil para os profissionais de Engenharia e contribuirá para reforçar as suas competências nas áreas das qualificações digitais, verdes, empreendedoras e transversais.

Os inquéritos deverão ser respondidos até ao dia 10 de julho, sendo que as respostas são totalmente anónimas e os dados são recolhidos diretamente pela Engineers Europe.

Inquéritos:
> Parte 1: https://www.1ka.si/a/e4d66645
> Parte 2: https://www.1ka.si/a/ed8243ab



Avaliação Inquérito
  • Inquérito "Quem somos, que fazemos, o que precisamos" | Survey "Who we are, what we do, what we need"

No âmbito da colaboração da Ordem dos Engenheiros com o projeto "Engineers 4 Europe”, pelo qual se pretende criar o Observatório e conhecer as competências do engenheiro do futuro, no sentido da sua formação e valorização, apresentam-se os resultados do 1º Inquérito (confidencial, anónimo e facultativo) que foi divulgado no Portal, na Newsletter e nas redes sociais, e decorreu entre o final do ano passado e fevereiro do corrente ano.

As part of the collaboration of the Order of Engineers with the "Engineers 4 Europe" project, which aims to create the Observatory and learn about the skills of the engineer of the future, in terms of their training and enhancement, the results of the 1st Survey are presented (confidential, anonymous and optional) that were disclosed by the Portal, by the Newsletter, and by social networks and that took place between the end of last year and February of this year.

Avaliação Inquérito | Evaluation Survey »»»



O que é o Engineers 4 Europe

A profissão de engenheiro é atualmente confrontada com mudanças estruturais e inadequações de competências com lacunas crescentes nas competências transversais, tão procuradas pelos empregadores. Um dos desafios atuais da atividade é superar o fosso entre os mundos da educação e do trabalho. A União Europeia, estudos e pesquisas internacionais corroboram esses desafios e identificam uma escassez de "engenheiros com motivação social”, cronicamente necessários para atingir as metas da UE para 2030 e 2050.

O objetivo do E4E é promover a inovação e a resiliência dos engenheiros da UE por meio da aquisição de novas competências, incluindo competências, conhecimentos, atitudes e liderança, com foco no digital, verde, resiliência e empreendedorismo, orientados pelas novas exigências do mundo do trabalho. O objetivo operacional da E4E é preencher as lacunas entre educação, treinamento e indústria, ao mesmo tempo em que operacionaliza as estruturas de competência da UE (DigComp, LifeComp, EntreComp) para engenheiros.

O projeto conta com a colaboração de 13 entidades europeias, entre parceiros e associados do Projeto. Além das portuguesas Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estão ativamente envolvidas nesta iniciativa organizações como a Engineers Europe (antiga Fédération Européenne d'Associations Nationales d'Ingénieurs), a Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF) ou a espanhola Agência Nacional de Avaliação de Qualidade e Cerificação (ANECA).




Conheça o projeto

Notícias
  • Primeira reunião das entidades participantes »»»
  • Terceira reunião das entidades participantes »»»





Parceiros Institucionais