Projeto E4E - documento relativo à implementação de formação contínua em Portugal
No âmbito do projeto E4E, promovido pela Engineers Europe, a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), enquanto parceiros deste projeto, colaboraram diretamente para a elaboração de um documento relativo à implementação de formação contínua no nosso país, nomeadamente a nível de soft skills, competências transversais e transferíveis, microcredenciais e formação contínua acreditada.
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aqui o referido documento.
Projeto Engineers4Europe | Partner Snapshot
A Ordem dos Engenheiros, é parceira da ENGINEERS EUROPE (EE) no projeto Engineers4Europe. Neste projeto pretende-se criar um conselho de competências, de modo a definir as competências do Engenheiro do futuro. Depois de realizados inquéritos, entrevistas, mesas redondas e um jantar-debate, foi elaborado o seguinte trabalho, entretanto já submetido à EE.
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Jantar-debate " Competências, Riscos e Oportunidades para as Engenheiras do Futuro"
No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, realizou-se, no passado dia 10 de julho, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o Jantar-debate "Competências Riscos e Oportunidades para as Engenheiras do Futuro”, moderado por Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional, e que teve Adriana Maria Tonini, Engenheira Civil e Presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Ângela Nunes, diretora da Secil e responsável pelo Centro de Desenvolvimento e Aplicações de Cimento (CDAC), Helena Avelino, membro do Conselho de Administração da A3ES, professora no ISEL e Membro do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica, e Teresa Peña, Professora Catedrática e Presidente do Conselho Pedagógico do IST, como convidadas.
Num debate bastante participado, concluiu-se que é necessário incorporar e equilibrar as soft e hard skills nos programas de ensino superior de engenharia, nomeadamente nas áreas de pesquisa e pensamento crítico, ética, ciências da computação, inteligência artificial, internet das coisas, sustentabilidade, economia circular, energias renováveis, gestão de riscos e projetos, análise e síntese de dados, conceção, comunicação, liderança, empreendedorismo, trabalho de equipa, responsabilidade social, resolução de problemas, planeamento e organização, inovação/criatividade, inteligência emocional, gestão de stress, adaptabilidade, valores sociais e humanísticos, uma vez que estas se complementam, contribuindo para a existência de profissionais de engenharia mais equilibrados.
As conclusões deste debate apoiarão a intervenção da Ordem dos Engenheiros no projeto europeu E4E – Engineers 4 Europe.