fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Engineers4Europe



Inquérito
  • Quem somos, que fazemos, o que precisamos »»»
A Ordem dos Engenheiros está a levar a cabo um inquérito que tem como objetivo perceber quantos somos, quem somos, o que fazemos e o que precisamos. A intenção é valorizar a profissão de Engenheiro, numa parceria com a Engineers Europe (Federação Europeia de Engenheiros), através do projeto "Engineers 4 Europe".Este inquérito recolherá informação sobre as necessidades, interesses, preocupações e competências dos profissionais em Engenharia. 
O objetivo final é criar um Observatório que congregue a informação recolhida sobre o desenvolvimento profissional dos Engenheiros. Para que tal seja possível, é necessária a sua participação, salvaguardando a confidencialidade todos os dados, sendo o inquérito anónimo e facultativo. Agradecendo desde já a sua inestimável participação, solicitamos que a resposta seja enviada até 28 fevereiro de 2023.  Participe!


O que é o Engineers 4 Europe

A profissão de engenheiro é atualmente confrontada com mudanças estruturais e inadequações de competências com lacunas crescentes nas competências transversais, tão procuradas pelos empregadores. Um dos desafios atuais da atividade é superar o fosso entre os mundos da educação e do trabalho. A União Europeia, estudos e pesquisas internacionais corroboram esses desafios e identificam uma escassez de "engenheiros com motivação social”, cronicamente necessários para atingir as metas da UE para 2030 e 2050.

O objetivo do E4E é promover a inovação e a resiliência dos engenheiros da UE por meio da aquisição de novas competências, incluindo competências, conhecimentos, atitudes e liderança, com foco no digital, verde, resiliência e empreendedorismo, orientados pelas novas exigências do mundo do trabalho. O objetivo operacional da E4E é preencher as lacunas entre educação, treinamento e indústria, ao mesmo tempo em que operacionaliza as estruturas de competência da UE (DigComp, LifeComp, EntreComp) para engenheiros.

O projeto conta com a colaboração de 25 entidades europeias, entre parceiros e associados do Projeto. Além das portuguesas Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estão ativamente envolvidas nesta iniciativa organizações como a Engineers Europe (antiga Fédération Européenne d'Associations Nationales d'Ingénieurs), a Associação Europeia das Faculdades de Engenharia Civil (AECEF) ou a espanhola Agência Nacional de Avaliação de Qualidade e Cerificação (ANECA).




Conheça o projeto

Notícias
  • Primeira reunião das entidades participantes »»»
  • Terceira reunião das entidades participantes »»»





Parceiros Institucionais