fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Química e Biológica



Filme Institucional do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros



Inquérito sobre o emprego de Químicos e Engenheiros Químicos Europeus

Através da Sociedade Portuguesa de Química tomou-se conhecimento de um inquérito à escala europeia, sobre a situação do emprego dos Químicos e dos Engenheiros Químicos.

O Colégio de Engenharia Química e Biológica considera esta iniciativa do maior interesse no contexto atual. Inclusivamente tinha já em preparação uma iniciativa com objetivos semelhantes, embora apenas à escala nacional.

Qual dos países europeus paga salários mais elevados aos seus Químicos e Engenheiros Químicos? Onde posso encontrar rapidamente um novo emprego? Qual das sub-áreas da química oferece maior número de empregos? Respostas fiáveis para estas e outras questões serão obtidas neste inquérito que agora se rninicia e que encerrará a 30 de novembro de 2013, em www.chemsurvey.eu.

O questionário está disponível em 24 línguas europeias. Pode escolher a língua que preferir na página de entrada do questionário. As respostas serão tratadas anonimamente, apesar de lhe ser solicitado um endereço de e-mail válido na primeira página, o qual tem como objetivo evitar o uso indevido do questionário. Só se pretender receber os resultados do inquérito (em particular, sobre os salários) é que o seu endereço de e-mail será guardado, mas independentemente as suas respostas.

O questionário tem seis páginas gerais (dados pessoais - educação - empregabilidade - emprego - formação/treino - salário). Os funcionários da indústria têm algumas perguntas específicas numa página adicional. Poderão saltar entre páginas sem perder as entradas já registadas.

O inquérito tenta abranger todos os Químicos e Engenheiros Químicos Europeus. As sociedades de Química que suportam este inquérito abrangem cerca de 90 por cento dos membros da EuCheMS. Em caso de dúvida de preenchimento do inquérito poderão contactar o delegado da Sociedade Portuguesa de Química para esta iniciativa (o contacto está na primeira página do inquérito em Português) ou com luisaraujo@netcabo.pt

Este inquérito é solicitado pelo "Joint Research Centre of the European Commission", suportado pelos "European Chemical Industry Council (Cefic)" e "European Chemistry and Chemical Engineering Education Network (EC2E2N)" e levado a cabo pela "European Chemistry Thematic Network Association (ECTNA)".


Notícias e Eventos
  • Reciprocidade entre Engenheiros Mecânicos, Eletrotécnicos e Químicos portugueses e os Engenheiros Industriais de Espanha, 26 de janeiro de 2017 »»»
  • Dinamarca procura engenheiros portugueses, 25 de maio de 2016 »»»
  • De que engenheiros precisa o país? »»»

Sebastião Feyo de Azevedo recebe Medalha Dieter Behrens 2013

A Assembleia Geral da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE) realizou-se em Haia, a 21 de abril de 2013, juntamente com o EFCE Fórum, comemorando os 60 anos da EFCE com apresentações do estado da arte. Teve lugar, ainda, a cerimónia de abertura do 9ª Congresso Europeu de Engenharia Química realizado em simultâneo com o 2º Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada. Na ocasião decorreu a cerimónia de entrega da Medalha Dieter Behrens atribuída ao Eng. Sebastião Feyo de Azevedo, actual Director da FEUP. Este galardão, concedido de quatro em quatro anos, visa reconhecer uma personalidade que tenha tido uma contribuição significativa para as atividades da federação e para o engrandecimento do perfil da Engenharia Química na Europa.

Sebastião Feyo de Azevedo, vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros entre 2004 e 2010, foi escolhido em reconhecimento do papel que desempenhou durante quase 14 anos como membro ativo e presidente comprometido (2007-2010) do Grupo de Educação em Engenharia Química e pela contribuição substancial que deu para a educação em engenharia química e qualificação na Europa através de numerosos artigos e conferências.

Segundo o diretor da FEUP, a Medalha Dieter Behrens representa o reconhecimento de "uma visão pessoal articulada sobre a educação em engenharia e sobre a Europa". "Durante 10 anos explorei o conceito de desenho de cursos, ou de oferta formativa, tendo como referência a visão integrada de quadros de qualificações a nível da base (engenharia química), setorial (engenharia) e global (meta–estrutura proposta no quadro do processo de Bolonha)", concluiu.

A Federação Europeia de Engenharia Química é uma associação de 39 Sociedades nacionais existentes em 30 países europeus. Portugal está representado através do Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros, entidade responsável pela candidatura de Sebastião Feyo de Azevedo à Medalha Dieter Behrens 2013.


Links Úteis

Parceiros Institucionais