14882b3891db871aa19d7e1e40666a72.jpg

A Ordem

História da Região Sul

O Estatuto da Ordem dos Engenheiros publicado pelo Ministério das Corporações e Previdência Social, através do DL nº 40774, do "Diário do Governo” nº 192, 1ª Série,  de 8 de setembro de 1956, criou através de uma divisão territorial do País as três secções regionais:

- Lisboa: designada por Secção Regional de Lisboa, compreendendo as províncias do Ribatejo, Estremadura, Alto e Baixo Alentejo, Algarve e Ilhas adjacentes;

- Coimbra: Secção Regional de Coimbra, abrangendo as provincias da Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral, e

- Porto: Secção Regional do Porto, englobando as províncias do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Douro  Litoral.

Foi estipulado para cada uma destas secções a existência de uma Assembleia Regional, um Conselho Regional, um Conselho Disciplinar e Conselhos Culturais por Especialidades.

A 8 de abril de 1958 procedeu-se à eleição dos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro do Conselho Regional da Secção Regional de Lisboa:

Presidente: Engº. Manuel António Soares Zilhão

Vice-Presidente – Engº. Manuel Gaspar de Barros

Tesoureiro – Engº. Agnelo de Rhodes Sérgio

Secretário – Engº. Alfredo Carlos Taillet Alves

Em 1976 e mais uma vez através do Estatuto da Ordem dos Engenheiros, a Secção Regional de Lisboa, passa a designar-se Região Sul.

Até aos anos quarenta, a sede da coletividade dos Engenheiros esteve localizada no Terreiro do Paço, tendo a Associação dos Engenheiros Civis Portugueses arrematado em 1935 o Palacete da Av. António Augusto de Aguiar o qual, a partir de 1956, ficou a fazer parte do património da Ordem dos Engenheiros. Estas instalações foram ampliadas com um novo edifício da Av. Sidónio Pais, cuja inauguração teve lugar em Junho de 1998 e onde se encontra atualmente a funcionar a Região Sul.

Na década de noventa, começam a ser criadas as Delegações Distritais pertencentes à Região Sul da Ordem dos Engenheiros. Em 1995, nasce a Delegação Distrital de Faro, em 1996 a de Évora, em 2000 Santarém e em 2006 a última aquisição, a Delegação Distrital de Portalegre.

A Região Sul desenvolve várias atividades que vão desde o assegurar dos Serviços Administrativos  à promoção de eventos e iniciativas como o Prémio Inovação Jovem Engenheiro que nasceu em 1990. Este é um Prémio que tem como objetivo contribuir para a elaboração e divulgação de trabalhos inovadores, nas várias áreas ligadas à Engenharia e que possam ter uma aplicabilidade prática.

Em conjunto com os Conselhos Regionais de Colégios de Especialidades, são organizados vários tipos de eventos tais como: visitas técnicas, cursos de formação, encontros, seminários, colóquios, debates, jornadas e outros mais ligados ao lazer, como sejam, o Bridge, o Karting, o Grupo Coral, e o Clube de Golfe. Uma pequena referência à Biblioteca, que disponibiliza através deste Portal a sua base de dados para consulta on-line.