fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Geográfica

A Engenharia Geográfica faz parte do grupo de Especialidades de Engenharia da Ordem dos Engenheiros desde 1956, num processo que passou pela extinção do Sindicato Nacional dos Engenheiros Geógrafos.

Os principais domínios socioeconómicos de intervenção do Engenheiro Geógrafo são o Posicionamento, a Produção de Informação Geográfica e a Administração do Território. Os respetivos setores de atividade são: a Topografia, a Geodesia, a Hidrografia, a Cartografia, a Fotogrametria e a Deteção Remota, os Sistemas de Informação Geográfica e o Cadastro. A definição dos Atos de Engenharia Geográfica, por área e setor de atividade, consubstanciam a definição da Profissão Regulamentada de Engenheiro Geógrafo, que consta da Base de Dados Europeia das Profissões Regulamentadas, bem como da Base de Dados nacional do IEFP.

A Engenharia Geográfica tem as suas raízes na Matemática, na Física, na Geodesia, na Mecânica Racional, na Astronomia, na Fotogrametria, na Cartografia, etc., tendo integrado mais recentemente as tecnologias eletrónicas de Posicionamento e os Sistemas de Informação.

Os cursos de Engenharia Geográfica, lecionados nas Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto, foram reorganizados de acordo com o Processo de Bolonha, em dois ciclos de preparação, um 1.º ciclo (Licenciatura) com uma duração de seis semestres e um 2.º ciclo (Mestrado) com uma duração de quatro semestres.

Veja apontamentos históricos retirados da Revista "Ingenium" relativos a este Colégio »»»


Atos de Engenharia Geográfica



Por ocasião do centenário de criação do curso de Engenharia Geográfica em Portugal, a Ordem dos Engenheiros, através do seu Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geográfica, editou um livro, cujo propósito é contribuir para a preservação da riqueza de memórias e experiências da profissão de engenheiro geógrafo/geoespacial, mas também das atuais vivências e expectativas destes profissionais, sem esquecer a ciência, as tecnologias e as técnicas em que se fundamenta. 

Constitui também objetivo deste livro ajudar a divulgar e promover uma profissão pouco conhecida, essencial e determinante na sua intervenção na comunidade, mas muitas vezes esquecida e subestimada e menos bem tratada pelos poderes governativo e decisório.

A obra, produzida em formato impresso, é agora disponibilizada em formato de ebook para maior facilidade de acesso e consulta.

Acesso ao ebook »»»


Notícias e Eventos

  • OE recorda autarquias que só os profissionais com formação nas áreas de geodesia, cartografia e topografia são competentes para a produção da informação cartográfica oficial »»»
  • VIII CNCG – VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia -Programa disponível e inscrições em curso »»»»
  • VIII CNCG – VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia »»»
  • VIII CNCG – VIII Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia, 29 e 30 de outubro de 2015 »»»
  • Alguns factos pouco conhecidos sobre a Estimação do Desvio Padrão, 5 de Março de 2015 »»»
  • Futuro dos jovens engenheiros geógrafos e engenheiros topógrafosrnmundiais em discussão »»»
  • OE promove ciclo de sessões de divulgação da YSN »»» rn
  • XVII Encontro Nacional de Engenharia Geográfica, 19 de Novembro de 2011 »»»
  • "Workshop da Comissão 3 da FIG", 25 a 28 de Outubro de 2011 »»»
  • "7.º Simpósio Internacional sobre Qualidade de Dados Espaciais", 12 a 14 de Outubro de 2011 »»»
  • "InSAR NEST", 26 e 27 de Setembro de 2011 »»»
  • Participação nacional na "Working Week" da FIG »»»


    Legislação


     

    Documentos

    Young Surveyors Network em Portugal»»»


    Parceiros Institucionais