8071b68b6f48ad8cd12eaf4e343f939a.jpg

A Ordem

História

A História da Região Centro tem início em 24 de Setembro de 1957, com a realização da Assembleia Geral que elegeu o Conselho Regional da então designada Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Engenheiros.

Em 30 de Novembro desse ano, pelas 22 horas, nas instalações dos serviços municipalizados de Coimbra, realizou-se a primeira reunião do Conselho, tendo assim início a actividade da Secção Regional.

Figura – Acta da primeira reunião do Conselho Regional.

Servindo um total de 365 membros, a primeira sede viria a ser instalada, em Outubro de 1958 num edifício situado na estrada da beira nº 38, instalações que ocuparia até 1966, altura em que transitou para um 5º andar na Avenida Fernão de Magalhães, na cidade de Coimbra.

Em 1986 foram criadas as Delegações Distritais de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu sendo então a actividade nesse distritos promovida pelos Delegados Distritais, com o apoio dos serviços da Sede Regional. Aveiro viria a ser a primeira Delegação Distrital a dispor de uma sede, cujas instalações foram inauguradas em Janeiro de 1999, seguindo-se as restantes.

Com a compra de instalações próprias e a mudança em 1993, a Sede da Região Centro situa-se actualmente na Rua Antero de Quental nº 107 em Coimbra, servindo conjuntamente com as 5 Delegações Distritais os mais de 6000 membros nos seis distritos que integram a Região.

O edifício sede da Região Centro foi alvo de obras de recuperação em ampliação, que decorreram entre 2007 e 2010 e que o dotaram de um auditório com 160 lugares, um parque de estacionamento e diversas salas de reunião, gabinetes de trabalho e espaços de lazer.

Figura – Edifício Sede da Região Centro

Actuando numa lógica de proximidade para além dos processos administrativos e regulamentares próprios da integração e progressão dos engenheiros dentro da Ordem, procura desenvolver actividades de cariz técnico e cultural que vão de encontro às necessidades dos seus membros.

São frequentes os cursos, jornadas e visitas técnicas promovidas no âmbito dos vários colégios de especialidade, procurando sempre temáticas actuais e relevantes para a profissão.

Também os encontros promovidos ao nível distrital e regional contribuem para a partilha de conhecimentos e o enriquecimento sócio-cultural dos participantes.

No âmbito das suas atribuições estatutárias integra ainda os órgãos nacionais onde intervém na defesa da qualidade da engenharia e do prestígio da profissão.