6a316e99e4f9258fc910b785807e30b9.jpg

A Ordem

História

A Ordem dos Engenheiros sucedeu à Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, fundada em 1869, como resultado do ambiente de valorização da tecnologia que então se vivia em toda a Europa. A sua criação remonta a 1936, tendo sido formalizada pelo Decreto-Lei n.º 27288, de 24 de Novembro.

O título de Engenheiro foi definido pela primeira vez, em 26 de Julho de 1926, pelo Decreto n.º 11988. Inicialmente havia cinco especialidades, número actualmente alargado para doze, pelas quais se distribuem cerca de 30 000 membros efectivos e 5000 membros estagiários.

A estrutura orgânica sofreu algumas alterações através dos Estatutos de 1956, 1968, 1976, 1981 e fundamentalmente, 1992. A Ordem dos Engenheiros, sob o Estatuto de 1981, passou a desenvolver a sua actividade a nível nacional e regional. A nível nacional abrange os territórios do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. A nível regional estabelecem-se a Região Norte, sediada no Porto, a Região Centro, sediada em Coimbra e a Região Sul, sediada em Lisboa. O estatuto de 1992 dotou a Ordem de uma estrutura matricial, composta por 5 regiões e 12 colégios, elegendo domo objectivo prioritário o progresso da Engenharia, em todos os domínios, de forma harmoniosa e sustentada.

Em 1958 é inaugurada a nova e actual sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, tendo como Presidente do Conselho Regional o Engº Corrêa de Barros.

Por despacho do Primeiro Ministro, de 28 de Setembro de 1978 e publicado no Diário da República II série, n.º 222, de 26 de Setembro de 1978, é conferido à ordem dos Engenheiros o reconhecimento como pessoa colectiva de "Utilidade Pública".

Em 22 de Abril de 1986, iniciam-se no Porto, as jornadas de Ouro da Engenharia Portuguesa englobadas nas comemorações do 50º Aniversário da Ordem dos Engenheiros. O despacho do Presidente da República de 21 de Novembro de 1986 confere à Ordem dos Engenheiros o titulo de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique.

Em 1991 o Conselho Directivo Regional procede à execução de obras de conservação e remodelação da sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

É criado um posto de recepção no piso térreo efectuada remodelação das salas de estar e restaurante ao nível do 1º andar e passou a dispor-se de uma sala multiusos para as actividades culturais no 2º andar, com equipamento audiovisual. Remodelou-se, também, a secretaria ao nível do 3º andar, a qual passou a dispor de amplo espaço para atendimento dos associados. Criou-se, por último, um gabinete para o Presidente do Conselho Directivo e uma sala de reuniões do Conselho.

Uma nova remodelação é levada a cabo 10 anos depois, com a criação de um novo espaço para as actividades culturais e a passagem da biblioteca com novo equipamento, para o último piso do edifício.

Em 6 de Maio de 2008 procedeu-se à consignação da obra de ampliação e reabilitação da sede regional que teve como objectivos principais a adaptação do edifício às exigências de utilização dos dias de hoje, a criação de melhores condições de trabalho para dirigentes e funcionários e a criação de condições que permitam uma maior fruição do edifício pelos membros da OERN. Possuimos agora uma sede à disposição de todos, com espaços bem dimensionados e apetrechados para a realização de eventos de média dimensão, de acções de formação e de reuniões de trabalho.

Num ambiente de confraternização e amizade e sob a presidência do Presidente da Mesa da Assembleia Regional, Eng Luis Braga da Cruz, a cerimónia de reinauguração ocorreu  no dia 22 de Janeiro de 2010, perante antigos e actuais dirigentes da OERN e representantes de diversas entidades convidadas para além de muitos membros da OERN que muito nos honraram com a sua presença.
A bênção das Instalações foi presidida pelo Reverendíssimo Sr.  D. João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.