Ordem dos Engenheiros no lançamento do Projeto Europeu “Engenheiros pela Europa”

30 de Setembro de 2022 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) participou, nos passados dias 22 e 23 setembro, em Bruxelas, no arranque do projeto E4E (Engenheiros pela Europa). Financiado pela União Europeia, o consórcio liderado pela FEANI (Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia) conta com a participação de mais de 13 entidades de oito países europeus, distribuídas pelas áreas de indústria e profissão, acreditação e ensino superior e formação.

O objetivo do E4E é criar um Conselho de Competências para a promoção do desenvolvimento institucional, monitorização e previsão estratégica das necessidades e habilitações para a formação e valorização profissional inovadoras dos engenheiros

Ao longo dos próximos três anos pretende-se, através do Conselho de Competências, criar um canal de partilha e comunicação entre a indústria, a formação profissional e as associações profissionais de modo a reforçar a competitividade da profissão.

No seio deste projeto será desenvolvido um conjunto de formações abertas à comunidade nas áreas de competências digitais, competências verdes, empreendedorismo e competências para a vida.

A participação da Ordem dos Engenheiros no projeto assenta em dois pilares fundamentais: implementação do Observatório da OE e reforço do papel de Portugal na definição de políticas europeias relativas à valorização da profissão do engenheiro. A OE assumirá, assim, um papel essencial na implementação do projeto, nomeadamente ao nível da participação no desenvolvimento da estrutura de governança do futuro Conselho de Competências; na deteção e/ou antecipação de lacunas de competências na profissão; na aferição do atual cenário da profissão por forma a identificar desafios e oportunidades; no contributo para a definição de uma estratégia de competências para os engenheiros europeus; no desenvolvimento de formação especializada e inovadora.

Nos próximos meses, a Ordem dos Engenheiros solicitará, junto da sociedade e em particular dos seus membros, respostas a um conjunto de inquéritos (Barómetro) – que serão tratados de forma isenta e anónima – por forma a atingir as metas do projeto.

Mais informações sobre o projeto E4E disponíveis aqui.