Ordem dos Engenheiros participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu E4E

26 de Setembro de 2023 | Geral

Nos passados dias 21 e 22 de setembro, a Ordem dos Engenheiros (OE) participou na 2ª reunião presencial do projeto europeu E4E (Engineers for Europe) e na 1ª reunião do Skills Council, em Bruxelas.

Este projeto conta com a participação de 13 parceiros, entre os quais a OE e a FEUP, por Portugal, cujo objetivo é criar um Skills Council, de modo a monitorizar e prever as competências profissionais dos engenheiros do futuro, criando uma ponte entre o setor da indústria, da formação contínua e da educação em engenharia.

Serão desenvolvidas formações nas áreas das competências digitais, competências verdes, empreendedorismo e competências para a vida.

Como parceiro deste projeto, a OE tem um papel fundamental na implementação e desenvolvimento do mesmo, participando no desenvolvimento da estrutura e na definição da estratégia do Skills Council, no acompanhamento e na antevisão das competências a desenvolver pelos engenheiros do futuro, na avaliação de possíveis desafios e oportunidades da profissão de engenheiro, no desenvolvimento de formações transversais, específicas e inovadoras, como as microcredenciais e formação contínua adequada, às carências de cada engenheiro, com vista à sua valorização profissional.

Com a participação da OE neste projeto, pretende-se também implementar o observatório da OE, e reforçar a posição de Portugal na definição de políticas europeias relacionadas com a valorização da profissão de engenheiro.