imagem_150092392564244485c6e86.jpg

2.ª Conferência - Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética

Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

20 de Abril de 2023

Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 |629 | 664 |695
E-mail: gap@oep.pt
Ao longo de 2023, ano que a Ordem dos Engenheiros dedica à temática da Energia e do Clima, a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) propõe-se organizar um ciclo de Conferências, com o objetivo de divulgar e debater temas relevantes da realidade atual e perspetivas futuras nos modos de transporte marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário pesado.

Tendo em vista uma atividade de transporte cada vez mais sustentável, descarbonizada e energeticamente eficiente, dar-se-á particular relevo às medidas de eficiência energética e aos projetos de transição energética, com implicações na operacionalidade, na competitividade económica, no impacte ambiental (poluição; emissões de CO2 equivalente /descarbonização) e no aprovisionamento de energia, a nível global.

A transição energética, associada à redução da dependência do petróleo e a uma crescente diversificação das fontes de energia, requer não só a disponibilidade de combustíveis/energia renováveis a um preço competitivo, mas também inovações e desenvolvimentos de (novas) tecnologias de propulsão. Será, por isso, gradual e multifacetada, com particularidades próprias em cada modo de transporte, necessitando de tempo, pesquisa, incentivos públicos e investimentos significativos.

Por outro lado, a eficiência energética tem um papel complementar e a grande vantagem de permitir um rápido contributo para a redução do consumo de energia, ao longo da cadeia de valor. Para poder ser eficaz, é fundamental uma interação dos aspetos tecnológicos e comportamentais com a gestão da atividade de transporte.