c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
reee_logo_peq14192026554d6e788b21e36.jpg

2.ª Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos - Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa

30 de Março de 2011

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa

Secretariadodos Colégios - Ordem dos Engenheiros
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa
Tel: 21 313 2662/3/4
Fax: 21313 2672
Email: colegios@oep.pt
O Colégio de Engenharia do Ambiente, o Colégio deEngenharia de Materiais e a Divisão Técnica de Metalurgia Extractiva e Reciclagemda SPM, vão organizar uma Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos, nopróximo dia 30 de Março, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, a partir das15h00. Esta 2.ª Jornada é dedicada aos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).

Enquanto problemas actuais, a prevenção,reutilização e reciclagem de resíduos fazem parte das preocupações ambientaisque estão presentes no nosso dia-a-dia e em tudo o que se relaciona com asactividades humanas. No que respeita aos processos industriais, tal implica aoptimização do ciclo de vida dos produtos, desde as matérias-primas, passandopelos materiais na sua forma final, componentes, produto obsoleto, até aoprocessamento em fim de vida.

A optimização dos processos de fabrico, objectivando a correcta utilizaçãodos recursos usados e a subsequente minimização na geração de desperdícios écrucial para a competitividade das empresas. A valorização de resíduos assumeigualmente um papel significativo numa perspectiva económica, ambiental e social.Com a implementação de várias directivas europeias que regulamentam os fluxosde várias fileiras de resíduos, que impõem responsabilidades na sua gestão edefinem taxas de reciclagem, será de esperar, nos próximos anos, um acréscimosignificativo das actividades industriais no domínio da reciclagem/valorização.

Atendendo à importância destas temáticas, os Colégiosde Engenharia do Ambiente e de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheirosencontram-se a organizar uma série de Jornadas sobre prevenção, reutilização ereciclagem de resíduos. O sector dos resíduos de equipamentos eléctricos eelectrónicos (REEE) constitui hoje um dos maiores desafios, na medida em que o aumento deconsumo de computadores, telemóveis, televisores e outros electrodomésticosconduz a um crescimento acelerado do lixo electrónico em todos os países.

Foirealizado um esforço notável no sentido de conhecer e estimar as quantidadesdestes resíduos que são produzidos, bem como de criar e incentivar a criação deunidades que promovam a reciclagem dos REEE. A Jornada agora organizadae que terá lugar no próximo dia 30 de Março propõe-se contribuir para oconhecimento e divulgação das actividades das entidades gestoras e dosoperadores de reciclagem envolvidos neste sector.

Leonor Amaral (Vogal do Colégio de Engenharia do Ambiente)
Manuela Oliveira (Vogal do Colégio de Engenharia de Materiais)
Carlos Nogueira (Coordenador daDivisão Técnica de Metalurgia Extractiva e Reciclagem da SPM)

Nota