nuclear4_10048076694e8590e6a096e.jpg

3.ª Conferência-debate: Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

27 de Outubro de 2011

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3-D
1069-030 LISBOA
Tel.: 21 313 26 62 / 3 / 4
E-mail:colegios@oep.pt

Ciclo de Conferências-debate Sobre o Preço da Energia

A Comissão Executiva da Especialização em Energiada Ordem dos Engenheiros programou para o ano de 2011 um ciclo de "Conferências-debate" dedicadas ao tema o "Preço da Energia", a saber:

• O Preço das Renováveis (realizada no dia 17 deFevereiro, com grande êxito);
  • A Evolução do Preço do Petróleo (realizada nodia 14 de Abril, com grande êxito);
  • Será o Nuclear uma Opção EconomicamentePlausível? (27 de Outubro);
  • Eficiência Energética e Eficiência Económica (Novembro).
Pretende-se esclarecer melhor as matérias emanálise, promovendo o contraditório, o qual contará naturalmente com aparticipação dos assistentes.

O objectivo é contribuir, com a maior independênciapossível, para o esclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impactodas várias opções na competitividade da economia nacional.

3.ªConferência-debate
Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Lisboa, 27 de Outubro de 2011 – 18h30 às 20h30
Auditório da Sede da Ordem dosEngenheiros

Após o terramoto e maremotocatastróficos que assolaram parte da costa do Japão e afectaram gravemente aCentral Nuclear de Fukushima, uma parte dos países industrializados,pressionados ou não por uma opinião pública angustiada, decidiram, seja reveras suas opções quanto à produção de electricidade nuclear, seja, pelo menos,aumentar as exigências de segurança cujo custo, associado ao de acalmar aspopulações vizinhas das centrais e os eleitores em geral, torna necessário que se reavalie se a opção se mantémeconomicamente plausível. São estes aspectos, o económico, que já erarelevante quando a Comissão Executiva da Especialização em Energia decidiulevar a efeito o presente Ciclo de Conferências, e o social, que se voltou avalorizar com Fukushima, que são o âmbito desta 3.ª Conferência-debate.

Com a sua realização a ComissãoExecutiva da Especialização em Energia visa promover uma discussão sobre o tema aberta atodos os colegas sobre o tema, com duas apresentações de fundo que se pretendemcontraditórias e duas intervenções de comentário que, se espera, sejamindutoras de diálogo.

A Conferência-debate, subordinadaao tema "Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?", terá a seguinteparticipação:

• Intervenções: Manuel Collares Pereira(Universidade de Évora) e Pedro Sampaio Nunes (Comissão Executiva daEspecialização em Energia da OE)
  • Comentadores: Lobo Xavier (Sonae) e Luís Nazaré(ISEG)
  • Coordenador: Vasco Coucello (Comissão Executivada Especialização em Energia da OE)

A Inscrição é gratuita mas obrigatória.