nuclear214017561654dde57df81377.jpg

3.ª Conferência-Debate: Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa

16 de Junho de 2011

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa

Ordem dos Engenheiros - Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3-D
1069-030 LISBOA
Tel.: 21 313 26 62/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

Ciclo de Conferências-Debate Sobre o Preço da Energia

A Comissão Executiva da Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros, programou para o ano de 2011 um ciclo de "Conferências-debate” dedicadas ao tema o "Preço da Energia”, a saber:

• O Preço das Renováveis (realizada no dia 17 de Fevereiro, com grande êxito);
  • A Evolução do Preço do Petróleo (realizada no dia 14 de Abril, com grande êxito)
  • Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível (16 de Junho);
  • Eficiência Energética e Eficiência Económica (Outubro).

Pretende-se esclarecer melhor as matérias em análise, promovendo o contraditório, o qual contará naturalmente com a participação dos assistentes.

O objectivo é contribuir, com a maior independência possível, para o esclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impacto das várias opções na competitividade da economia nacional.

3.ª Conferência-Debate

Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Lisboa, 16 de Junho de 2011 – 18h30 às 20h30
Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros

Após o terramoto e maremoto catastróficos que assolaram parte da costa do Japão e afectaram gravemente a Central Nuclear de Fukushima, uma parte dos países industrializados, pressionados ou não por uma opinião pública angustiada, decidiram, seja rever as suas opções quanto à produção de electricidade nuclear, seja, pelo menos, aumentar as exigências de segurança cujo custo, associado ao de acalmar as populações vizinhas das centrais e os eleitores em geral, obrigará à revisão da viabilidade económica da opção. São estes aspectos, o económico que já era relevante quando a Comissão Executiva da Especialização em Energia decidiu levar a efeito o presente Ciclo de Conferências e o social que se voltou a valorizar com Fukushima, que são o âmbito desta 3.ª Conferência-debate.

Com a sua realização a Comissão Executiva da Especialização em Energia visa promover uma discussão aberta a todos os colegas sobre o tema, com duas apresentações de fundo que se pretendem contraditórias e duas intervenções de comentário que, se espera, sejam indutoras de diálogo.

A Conferência-debate, subordinada ao tema "Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?” terá a seguinte participação:

• Intervenções: Manuel Collares Pereira (Universidade de Évora) e Pedro Sampaio Nunes (Comissão Executiva da Especialização em Energia da O.E.)
  • Comentadores: Lobo Xavier (Sonae) e Luís Nazaré (ISEG)
  • Coordenador: Vasco Coucello (Comissão Executiva da Especialização em Energia da O.E.)

A Inscrição é Gratuita mas Obrigatória