portal_1_1363721594f13fcf09242f.jpg

T. 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

Ciclo de Conferências-debate sobre o Preço da Energia

A Comissão Executiva da Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros organizou durante o ano de 2011 um conjunto de Conferências-debate dedicadas ao tema o "Preço da Energia":
  • O Preço das Renováveis, em Fevereiro;
  • A Evolução do Preço do Petróleo, em Abril;
  • Será O Nuclear uma Opção Economicamente Plausível, em Outubro.
O modelo foi o de Conferências-debate em que os temas foram apresentados por duas personalidades com opiniões diferentes, talvez mesmo opostas, sendo essas apresentações comentadas por dois outros convidados, todos eles com currículo relevante nos temas em discussão.

Pretende-se esclarecer melhor as matérias em análise, promovendo o contraditório, o qual contará naturalmente com a participação dos assistentes.

Para 2012 prevêem-se duas novas Conferências-debate em continuidade com as anteriores:
  • Eficiência e Economia de Energia, em Fevereiro;
  • O Preço da Energia - Incidências Políticas e Económicas - Um Ano de Debates na Ordem dos Engenheiro.
O objectivo é contribuir, com a maior independência possível, para o esclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impacto das várias opções na competitividade da economia nacional.

4.ª Conferência-Debate
Eficiência e Economia de Energia
16 de Fevereiro de 2012 - 18h30 às 20h30

As economias de energia em relação a um cenário de referência actual são ou não relevantes como "fonte" de energia sem encargos variáveis? Qual o encargo expectável em investimento, esse evidentemente obrigatório? Quanta energia primária nos custa obter energia útil? Podemos assegurar o actual nível de "conforto" sem agravar o consumo de energia?

São estas as questões que pensámos debater cobrindo as três grandes áreas de consumos: a Indústria, os Transportes e os Serviços alargando os conceitos de Eficiência Energética, Economias de Energia e Energia Sustentável para avaliar a sua viabilidade real.

A Conferência-debate, subordinada ao tema "Eficiência e Economia de Energia", terá o seguinte programa:

• Abertura
    Com a presença do Bastonário da OE
  • Intervenções: Manuel Ferreira de Oliveira (GALP) e Filipe Vaconcelos (SEEnergia)
  • Comentadores: João de Nascimento Baptista (ELECPOR) e Carlos Nascimento (Comissão Executiva da Especialização em Energia da OE)
  • Coordenador: Armando Jesus Branco (Comissão Executiva da Especialização em Energia da OE)

As inscrições encontram-se esgotadas.