c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com a Coordenação do Curso de Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, promove, no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 17h00, via Zoom, a 4ª Conferência subordinada ao tema "Visão Integrada da Reabilitação".

Nesta sessão, será apresentado o caso da reabilitação de um edifício da Baixa de Lisboa construído no século XVIII, tendo como oradores o Eng. João Appleton (Projetista – A2P Consult, Lda), o Eng. Rui Furtado Marques (representante do Consórcio – HCI, Construções SA / Ramos Catarino, SA) e o Eng. Paulo Pereira (representante do Promotor e da empresa de Fiscalização – Proman, SA).

O projeto de reabilitação deste edifício apresentava, à partida, duas dificuldades específicas, para além da habitual complexidade inerente aos trabalhos de reforço deste tipo de edifícios: por um lado, contemplava a execução de uma escavação com 18,5m de profundidade por baixo do edifício, numa área de cerca de 125m², sobre a galeria do metro; por outro lado, havia a obrigatoriedade de efetuar os reforços das paredes interiores e de alguns tetos existentes apenas numa das faces/lados (paramentos), pois, regra geral, as paredes e os tetos estavam decorados na outra face com frescos que o projeto de restauro previa recuperar e reabilitar.

Nesta conferência, os oradores irão descrever os trabalhos, as dificuldades encontradas e a forma de as ultrapassar, numa obra que recebeu os seguintes prémios: Prémio Reabilitação (distinção que existe desde a primeira edição do Prémio Nacional do Imobiliário), atribuído pela Revista Magazine Imobiliário, e Prémio Sotheby’s International Realty, atribuído por esta marca imobiliária de luxo.

Se não conseguiu realizar a sua inscrição previamente, aceda aqui

________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional