alptransit_19092437405cd15e3038e7c.jpg

Tel.: 213 132 623 | 605
E-mail: gabinete.comunicacao@oep.pt

Patrocinadores

2019 é o ano em que se celebra o centenário das relações diplomáticas entre Portugal e Suiça.

Assim sendo, e de forma a comemorar a data, a Ordem dos Engenheiros, em conjunto com a Associação PRO TICINO, organiza no próximo dia 13 de maio, pelas 14h30, no Auditório da sua Sede, a apresentação do projeto "A Nova Travessia Ferroviária Alpina - San Gottardo/Monte Ceneri".

O projeto AlpTransit corresponde ao mais longo túnel ferroviário alguma vez projetado, sendo conhecido como a obra do século XXI e uma pérola para a Engenharia Internacional.

Este túnel, de 57 km de comprimento, que atravessa os Alpes Suíços, entrou em funcionamento nos finais do ano de 2016, com bases em San Gotthard e Lötschberg.

Atualmente, para melhorar o tráfego regional, está a ser construída uma nova Travessia Ferroviária Alpina, através de um terceiro túnel, com Base no Monte Ceneri.

Para ligar o túnel de base de Monte Ceneri às linhas ferroviárias já existentes, foram construídas várias estruturas no centro de Camorino, incluindo uma nova ponte de quatro faixas sobre a autoestrada e dois viadutos ferroviários de sentido único.

A inauguração da nova Travessia Ferroviária Alpina - San Gottardo/Monte Ceneri está programada para o final de 2020.