imagem_16451990435dcace3dc4c07.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613|662 |664
E-mail: gap@oep.pt
Portugal está a reformular a sua política energética.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC) 2050 (recentemente aprovado pela RCM 107/2019) constitui a Estratégia nacional de desenvolvimento a longo prazo com baixas emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) à Comissão Europeia, de acordo com o Regulamento da União Europeia (UE) sobre a Governação da União da Energia e da Ação Climática.

O desenvolvimento do RNC 2050 foi feito em articulação com o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC), que será o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030, estabelecendo as novas metas nacionais de redução de emissões de GEE, de energia renovável e de eficiência energética em linha com o objetivo de neutralidade carbónica.

No RNC 2050 afirma-se que Portugal é um país com provas dadas em matéria de política climática, tendo cumprido com os objetivos definidos do Protocolo de Quioto, e está em linha de cumprimento com as metas definidas para 2020 de promoção das fontes de energia renovável. Mas será assim mesmo?

Por outro lado, Energia não é só Eletricidade. É muito mais do que isso. É mobilidade, é vapor industrial, é força motriz, é fonte de processos de transformação e transmissão térmica. A Biomassa, a maior fonte de energia renovável na Europa, será a base do sucesso da Economia Circular que se quer Renovável.

A presente palestra aborda o tema "A Política Energética em Portugal e a Biomassa”, sendo palestrante o Eng. Paulo Preto dos Santos (Secretário Geral da APEB, Coordenador Adjunto da Especialização em Energia da OE e CEO da Termogreen).

PALESTRANTE | NOTA BIOGRÁFICA

Paulo Preto dos Santos - Membro Sénior e Coordenador Adjunto da Comissão de Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros, formou-se em Engenharia Mecânica pelo IST.

Fez o PADE – Top Management Business Admi-nistration na Escola de Negócios AESE. Iniciou a sua carreira profissional na SHELL como gestor regional do negócio do gás. Após 6 anos, ingressou no grupo GALPENERGIA e foi Diretor de Estudos e Marketing da TRANSGÁS, CEO da TRANSGÁS ENERGIA e Adjunto do CA da LISBOAGÁS.

Após 16 anos no Oil&Gas, ingressou nas reno-váveis e foi Diretor Geral da SOBIOEN, gerente da BEPOWER, Diretor Comercial da WINPOWER e Consultor Sénior da GESTO ENERGY.

É atualmente consultor sénior da Banca em projetos de bioenergia, CEO da Termogreen, Secretário-Geral da APEB - Associação dos Produtores de Energia e Biomassa.

Especializou-se na área de energia e é autor de vários trabalhos sobre políticas energéticas, bioenergia e cogeração.

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.