imagem_portal_1372096240553a4a9e33d9f.jpg

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas organiza, no dia 19 de maio, pelas 18h00, no auditório da Sede da Região Sul OE, a Conferência intitulada "A recuperação de metais com recurso a organismos vivos”, dedicada aos mais recentes estudos e desenvolvimentos neste domínio.

A Professora Cristina Branquinho, da Universidade de Lisboa, proferirá a primeira intervenção sobre o potencial das plantas híper-acumuladoras de metais na tecnologia de fito-mineração. Estas plantas concentram na parte aérea elevadas concentrações de metais que extraem do solo. Esta característica era até agora usada para descontaminar solos poluídos por metais. Recentemente, estas plantas têm sido usadas para extrair o metal presente no solo de forma a valorizá-lo. Na apresentação serão evidenciadas as vantagens e problemas das plantas híper-acumuladoras, assim como os entraves que impedem que esta técnica seja usada em larga escala.

A Professora Paula V. Morais, da Universidade de Coimbra, desenvolverá o tema da biomineração, uma tecnologia que utiliza os microrganismos para extrair os metais, explorando a capacidade metabólica de alguns microrganismos utilizarem minerais como fonte de energia ou como aceitadores numa cadeia respiratória.

A biomineração é uma tecnologia estabelecida que está cada vez mais aplicada e que envolve diferentes processos industriais de biolixiviação e biooxidação. Neste momento existem minas em vários países a operar com base em biomineração, dedicadas sobretudo à extração do cobre.

O conhecimento das estratégias microbianas tem por objetivo o desenho de processos de produção que possam ser aplicados, por exemplo, ao processamento de minérios de baixa concentração ou rejeitados, com menores custos ambientais e de uma forma mais económica.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 18 de maio de 2015. As inscrições não validadas através deste pagamento, (no caso dos não membros), serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 18 de maio de 2015.