foto_combustiveis_6028577164f69a08801eac.jpg

Ação de Formação "Responsáveis Técnicos pelo Projeto, Exploração e/ou Obra de Instalações de Combustíveis"

Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

16 de abril a 18 de junho de 2012

Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Tel.: 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

Nota Introdutória

Face ao enquadramento legal em vigor, serve a presente comunicação para alertar o término do prazo de validade do reconhecimento como responsável técnico pelo projeto e / ou pela exploração das instalações de armazenamento de combustíveis, conforme descrito no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 195/2008, de 6 de Outubro).

Este reconhecimento deve ser solicitado junto da associação pública profissional (Ordem dos Engenheiros - OE), conforme descrito no artigo 3.º da Portaria n.º 422/2009, de 21 de abril, e cujo processo deve decorrer até 21 de abril de 2012.

De salientar que a OE, em parceria com o ISQ, desenvolveu uma ação de formação com o intuito de garantir que os candidatos reúnem as condições necessárias à atribuição deste reconhecimento.

Destinatários

Esta formação destina-se preferencialmente aos membros da OE que sejam Projetistas, Responsáveis Técnicos de Exploração e/ ou Obra que pretendam ser reconhecidos pela sua associação pública profissional ou que pretendam ver revalidado o seu reconhecimento de forma a dar cumprimento à legislação (Decreto-Lei nº195/2008, de 6 de outubro, e Portaria nº 422/2009 de 21 de abril).

No final da ação os participantes estão aptos a:
  • Interpretar a legislação em vigor (processual e técnica);
  • Identificar os materiais e equipamentos utilizados de acordo com certificações, homologações;
  • Elaborar um projeto de uma instalação de armazenagem ou abastecimento de combustíveis;
  • Verificar os requisitos de manutenção e segurança associados às instalações de combustíveis;
  • Analisar projetos de instalação de armazenagem ou abastecimento de combustíveis;
  • Identificar os principais riscos associados a instalações de armazenagem e abastecimento de combustíveis;
  • Conhecer o quadro regulamentar no âmbito da aplicação da Diretiva ATEX e sua aplicabilidade.

Programa

• Enquadramento legal e procedimentos processuais (licenciamento e suas etapas);
  • Conhecimento e aplicação da legislação técnica;
  • Normas de construção, homologações e certificações de materiais;
  • Conhecimento das instalações, materiais e sua aplicabilidade;
  • Casos práticos – aplicabilidade da legislação e normas;
  • Avaliação de riscos – conhecimentos gerais;
  • Diretiva Atex – sensibilização;
  • Avaliação.

A avaliação da formação terá por base um teste escrito e um trabalho prático.Só são permitidas faltas correspondentes a (no máximo) 25 % do total de horas de cada ação de formação. Aos participantes que concluam com aproveitamento a ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso contrário será emitida uma declaração de frequência. A Coordenação Técnica será assegurada pela Eng.ª Sandra Fernandes (sifernandes@isq.pt) e a componente Pedagógica pela Dr.ª Marina Baptista (ambaptista@isq.pt), a fim de assegurar a qualidade da formação. A ação de formação será acompanhada em permanência por um Técnico de Formação que articulará com as entidades promotoras (ISQ e OE).

A equipa de formadores foi selecionada de acordo com critérios de conhecimento técnico e experiência efetiva na área:
Sandra Fernandes: Responsável pela Entidade Inspetora de Combustíveis do ISQ.
Margarida Boto: Técnica Superior de SHST, Membro do Centro de Segurança - ATEX do ISQ.
Luís Quintino: Gestão de Projetos e acompanhamento e fiscalização de Obras.
Paulo Cagica: Engenheiro Civil e Técnico Superior de SHST.

• Duração: 66 horas
  • Horário: 2.ª, 3.ª e 5.ª das 18h00 às 21h00
  • Datas: 16 de abril a 18 de junho de 2012 (Cronograma de datas e Cronograma de aulas)
  • Local: Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa
  • Preço: 900 € + IVA à taxa legal em vigor. Desconto de 15% para membros da OE. O pagamento da ação de formação irá processar-se de forma faseada.

Ficha de Inscrição

Data limite para inscrição: 12 de abril de 2012.
    Esta formação pode englobar até um número máximo de 16 participantes.

Para os Membros da OE o pagamento da Ação de Formação será efetuado em 3 fases:

1.ª Fase: Pagamento de 104,55 € (IVA incluído) no ato da inscrição, até dia 12 de abril de 2012
2.ª Fase: Pagamento de 418,20 € (IVA incluído), até ao dia 30 de abril de 2012
3.ª Fase: Pagamento de 418,20 € (IVA incluído), até ao dia 31 de maio de 2012

As dúvidas ou pedidos de informação que possam surgir referentes à ação de formação para Responsáveis Técnicos pelo Projeto, Exploração e/ou Obra de Instalações de Combustíveis poderão ser esclarecidos através dos seguintes contactos:

Carla Real/ Maria José Jorge
mcreal@isq.pt ; mjjorge@isq.pt