dp_46700513254ddd13ef28c3.jpg

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt

Todos os engenheiros estão habituados a caracterizar a dispersão de amostras ou de modelos de regressão linear por intermédio de desvios padrão empíricos. É sabido que o desvio padrão da amostra, ou o desvio padrão empírico do modelo(s), tendem a subestimar o desvio padrão da população que pretendem estimar, sendo aconselhável o recurso a uma correção de excentricidade. No caso de amostras de tamanho pequeno, a subestimação, mesmo com a correção de excentricidade, pode ser muito significativa. A palestra pretende descrever, de um modo acessível, esta temática e apresentar uma solução Bayesiana para o problema da subestimação.

João Casaca

João Casaca é Bacharel em Matemática (FCUL), Licenciado em Engenharia Geográfica (FCUL) e Doutor em Engenharia Civil (FEUP). Tem sido o responsável pelo Núcleo de Geodesia Aplicada do LNEC desde 1985, onde tem gerido a atividade de monitorização de deslocamentos de grandes barragens de betão e outras obras de engenharia por métodos geodésicos. A sua atividade de investigação tem incidido na aplicação dos métodos da inferência estatística, em particular, da inferência Bayesiana, ao planeamento de sistemas para a observação geodésica de barragens e ao controlo da qualidade das observações. Durante vinte anos, João Casaca foi Professor Catedrático convidado do IST onde lecionou a disciplina de Topografia da licenciatura em Eng.ª Civil e a disciplina de Geodesia e Cartografia do mestrado em SIG. Foi também docente convidado da FEUP onde colaborou no mestrado em Vias de Comunicação. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, foi Presidente do seu Colégio de Engenharia Geográfica e membro da sua Comissão de Avaliação e Qualificação. Sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, foi durante nove anos, Presidente da sua Secção de Geografia Matemática e Cartografia.

Inscrição Gratuita mas Obrigatória

Organização: