fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
imagemsuporte_22401361255803b8260ef4.jpg

Apresentação da Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

24 de junho de 2015

Local

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
A Estratégia Nacional e o Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020 vão ser apresentados em cerimónia pública a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 24 de junho, pelas 9h30, e resultam da reflexão desenvolvida pelas 18 entidades (públicas e privadas) que integram a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, coordenada pela FCT, formalmente instituída em abril de 2015, e da qual a Ordem dos Engenheiros faz parte.

A Sessão contará com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Prof. Nuno Crato, estando igualmente previstas as participações do Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, e do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares.

A estratégia que será dada a conhecer vem definir medidas para aumentar a oferta de talento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), já a partir de 2015, e colmatar a lacuna destes profissionais no mercado laboral atual e futuro. A iniciativa envolve as áreas da Economia, Educação e Emprego, propõe a criação e/ou articulação de instrumentos de politica nacional, públicos e privados, que concorram para preencher os 5.000 postos de trabalho em TIC deixados em aberto em 2015 (15.000 em 2020), numa conjuntura de elevada taxa de desemprego, em particular jovem e qualificado.

Constituída como plataforma para potenciar e facilitar a colaboração multistakeholder entre entidades dos setores público e privado, comunidades académica e técnica, organizações não-governamentais e Sociedade Civil, a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital pretende incentivar a adoção de medidas que promovam a formação de jovens na área das TIC, a requalificação da força de trabalho desempregada ou a consciencialização para a oportunidade ímpar de empregabilidade que este contexto configura.
Este trabalho resulta do desafio lançado em 2013 pela Comissão Europeia, assumido pela FCT em Portugal, a Grand Coalition for Digital Jobs, uma parceria multistakeholder interessada em colmatar a falta de competências digitais na Europa e em preencher os postos de trabalho no domínio das TIC, uma área onde se estima atingir um défice de 900.000 profissionais em 2020, e que se traduz numa grave entrave à recuperação e ao crescimento económico.

- Consulte o Programa Provisório »»»»
- Inscrições a partir daqui »»»»

Parceiros Institucionais