banner_oe_innovation_91470555364941c5f3f24e.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 666
Decorrerá, no próximo dia 3 de julho, pelas 18h00, no Auditório da Região Sul da OE, em Lisboa, a apresentação pública do livro " Innovation in TBM Traffic Tunnels", (Inovação em Túneis TBM de Tráfego), da autoria do Eng. Silvino Pompeu Santos e publicado pela editora Taylor&Francis.

O livro apresenta três conceitos inovadores na área da construção de túneis TBM de tráfego: o conceito TISB que permite a melhoria da segurança estrutural de túneis TBM construídos em terreno brando em zonas sísmicas, e os conceitos TMG e TMF, para túneis TBM ferroviários e rodoviários, respetivamente, que permitem uma redução significativa do custo e a melhoria da segurança durante a operação. No livro são apresentados exemplos de aplicação destes conceitos no projeto conceptual de casos específicos de túneis e comparados com soluções baseadas em abordagens convencionais, demonstrando os benefícios desses conceitos.

O Eng. Silvino Pompeu Santos tem exercido a sua atividade fundamentalmente na área das estruturas, tendo nos últimos anos alargado a sua atividade para outras áreas, nomeadamente do planeamento de infraestruturas, bem como do desenvolvimento inovações, com várias patentes a nível nacional e internacional. Investigador Coordenador do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), é Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.