imagemlivro_fernandopinho2_60329333060d4b15672388.jpg

Apresentação do livro “Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria de pedra tradicional”, de Fernando F. S. Pinho

Online, via Zoom

30 de junho

Online, via Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 666
O Conselho Diretivo da Região Sul apoia, no dia 30 de junho, pelas 17h00 horas, a apresentação do livro "Reabilitação estrutural de paredes de alvenaria de pedra tradicional”, da autoria do Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (OE). Devido às atuais restrições motivadas pela pandemia Covid-19, a sessão terá transmissão simultânea por Zoom, ficando o convite do autor e do Conselho Diretivo da Região Sul, para que todos os Colegas com interesse neste assunto possam assistir a esta apresentação via Zoom.

O livro é composto por duas partes, sendo a primeira constituída por cinco capítulos, e a segunda, por sete.
Na Parte 1, é realizado um enquadramento geral do tema, incluindo:
(i) as principais características e anomalias estruturais das construções de alvenaria de pedra tradicional;
(ii) métodos de inspeção e diagnóstico destas anomalias, e;
(iii) técnicas de reabilitação estrutural.

Na Parte 2, descreve-se o trabalho de investigação realizado pelo autor no Departamento de Engenharia Civil da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, relativo à análise experimental de soluções de reforço estrutural desta tipologia construtiva, incluindo, entre outros:
(i) o processo construtivo de 62 modelos experimentais (muretes) de alvenaria de pedra tradicional, os quais tiveram como principal referência as paredes dos edifícios da Baixa Pombalina em Lisboa;
(ii) as soluções de reforço aplicadas numa grande parte daqueles muretes;
(iii) os ensaios realizados em dois sistemas de ensaios (de compressão axial e compressão-corte), projetados e montados para este estudo, e;
(iv) a apresentação e discussão dos resultados obtidos.

A sessão terá as intervenções do Eng. Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, do Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, do Prof. Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, do Prof. José Paulo Santos, Diretor da NOVA.FCT Editorial, do Prof. Jorge de Brito, Presidente do DEC IST, do Prof. João Appleton, A2P Consult, Lda, do Prof. Válter Lúcio, DEC FCT NOVA, e do autor, Eng. Fernando F. S. Pinho.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Se tiver dificuldades na inscrição, envie email com nome e contacto para: atividades@sul.oep.pt

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.