capalivro_1060887245618ab8f4edb26.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional Sul (CRC) do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 18 de novembro, pelas 18h00, a apresentação do livro"Tecnologia de Fundações e Contenções”, da autoria dos Engenheiros Jorge de Brito, José Dinis Silvestre e Rui Carrilho Gomes, Professores do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST).

Os autores e o CRC de Engenharia Civil da Região Sul, convidam todos os Colegas com interesse nesta temática a assistir à apresentação, que assume um formato híbrido, presencial, ou online via Zoom.

O livro, dirigido aos atuais e futuros Engenheiros Civis e Arquitetos intervenientes nas fases de projeto, construção e/ou fiscalização de edifícios, apresenta, de um modo pedagógico, as tecnologias correntes decontenção e fundação:

• Aterros e escavações, incluindo a sua drenagem;

• Contenções de terras, incluindo paredes tipo Berlim,cortinas de estacas-prancha, paredes tipo Munique, cortinas de estacas moldadas, paredes moldadas, muros de suporte tradicionais e especiais, bem como os elementos de suporte correntes, como ancoragens e pregagens;

•  Fundações, incluindo sapatas, ensoleiramentos gerais, grelhas de fundação, pegões, estacas cravadas, estacas moldadas, micro-estacas e barretas;

•  Drenagem, proteção e impermeabilização deconstruções enterradas;

•  Melhoramento de solos.

A descrição de cada uma destas técnicas apoia-se em imagens de obras e em esquemas e cortes construtivos elaborados propositadamente para o efeito com um estilo, formatação e imagem uno e coerente.

A sessão terá as intervenções do Eng. Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, do Eng.º Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, do Prof. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, do Prof. Fernando Branco, Professor Catedrático Aposentado do IST, e dos Autores, Prof. Jorge de Brito, Prof. José Dinis Silvestre e Prof. Rui Carrilho Gomes.

O livro poderá ser adquirido presencialmente.

Caso pretenda assistir remotamente a esta sessão, via Zoom, clique aqui

Nota: Caso realize a inscrição para assistir à apresentação do livro presencialmente, deverá comparecer no local 15 minutos antes do horário de início.