escavacao_162357031260e492d177367.jpg

Apresentação e Visita à Obra de Escavação, Contenção Periférica e Fundações - Empreendimento Riverside Lote 9, Alcântara, Lisboa

VISITAS ESGOTADAS

Plataforma Zoom e Alcântara, Lisboa

Webinar a 19 de julho | Visitas a 21 de julho

Plataforma Zoom e Alcântara, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação Nacional
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
A Comissão de Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros promove, no dia 19 de julho, pelas 17h00, um webinar cujo objeto será a apresentação da obra de escavação, contenção periférica e fundações  do empreendimento Riverside Lote 9, localizado no bairro de Alcântara, em Lisboa.

Dado o interesse dos trabalhos, será, ainda, organizado um conjunto de visitas ao empreendimento, que terão lugar no dia 21 de julho, a partir das 9h00, e que decorrerão sequencialmente em grupos de cinco pessoas.

A obra de escavação para a construção dos quatro pisos enterrados do Empreendimento Riverside – Lote 9, em construção em Alcântara, Lisboa, apresenta um cenário geológico, geotécnico e hidrogeológico extremamente complexo, onde se conjuga a presença de formações aluvionares, de elevada possança e permeabilidade, com a proximidade ao Rio Tejo.

A profundidade de escavação atingida, cerca de 13.50m, numa área de escavação de 5.750m2, associada à localização da cota do nível de água muito próximo da superfície, determinaram o recurso a uma solução de contenção periférica em paredes moldadas, com cerca de 30m de profundidade.

Face às características das aluviões, ao nível da cota do fundo da escavação, mostrou-se ainda necessário o recurso a estacas moldadas de fundação do edifício, encastradas e injetadas, na respetiva base, ao nível do Complexo Vulcânico de Lisboa, localizado a profundidades variáveis entre 30m a 40m.

As soluções implementadas permitiram, além de cumprir um programa arquitetónico e funcional do edifício, assegurar os necessários critérios de segurança geotécnica e estrutural, bem como acautelar a preservação de importantes estruturas arqueológicas (náuticas) existentes no local da intervenção.

Inscrição gratuita, mas obrigatória:
- para o webinar do dia 19 de julho
- e para a visita do dia 21 de julho, com seleção do horário pretendido