lisboajpeg_785837336604673eded0c4.jpg

Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria – Modelação por Macro-Elementos e Aplicação do programa 3Muri | Conferência

Online, via plataforma Zoom

31 de março | 18h00

Online, via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura
E-mail: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 31 de março, às 18h00, via plataforma Zoom, a conferência "Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria – Modelação por Macro-Elementos e Aplicação do programa 3Muri".

A conferência terá enfoque na avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019), e abordará os seguintes domínios:

- Avaliação sísmica global de edifícios antigos de alvenaria, com recurso à modelação por macro-elementos (método do pórtico equivalente) e a análises estáticas não lineares para a avaliação do desempenho global;
- Avaliação do desempenho local, incluindo a definição local dos mecanismos de colapso para fora do plano, com recurso à modelação por macro-bloco e análises cinemáticas não-lineares;
- Apresentação de casos de estudo, nomeadamente edifícios habitacionais de vários pisos e edifícios patrimoniais;
- Apresentação das potencialidades do programa 3Muri para a avaliação e reforço sísmico de edifícios com estrutura de alvenaria e mistos alvenaria-betão armado através de análises estáticas não lineares.

As oradoras convidadas são a Prof.ª Rita Bento e a Eng.ª Ana Simões, que fará a apresentação do programa 3Muri na parte final.

Rita Bento e Ana Simões assumem a representação do programa 3Muri da S.T.A. DATA em Portugal.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único / SIGOE

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.