3muri_994254997644a871ea4334.jpg

Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria - Modelação por Macro-Elementos e Aplicação do Programa 3Muri”

22 de junho de 2023

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
O Colégio Regional de Engenharia Civil irá realizar uma sessão técnica, em formato online via Zoom, no dia 22 de junho próximo, sobre avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria - modelação por macro-elementos e aplicação do programa 3Muri, com início às 16h00.

Sinopse:
A palestra terá enfoque na avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019), e abordará os seguintes domínios:
  • Avaliação sísmica global de edifícios antigos de alvenaria, com recurso à modelação por macro-elementos (método do pórtico equivalente) e a análises estáticas não lineares para a avaliação do desempenho global.
  • Avaliação do desempenho local, incluindo a definição local dos mecanismos de colapso para fora do plano, com recurso à modelação por macro-bloco e análises cinemáticas não-lineares.
  • Apresentação de casos de estudo, nomeadamente edifícios habitacionais de vários pisos e edifícios patrimoniais.
  • Apresentação das potencialidades do programa 3Muri para a avaliação e reforço sísmico de edifícios com estrutura de alvenaria e mistos alvenaria-betão armado através de análises estáticas não lineares.
A palestra será proferida pela Prof.ª Rita Bento e pela Eng.ª Ana Simões que, na parte final, apresentará o programa 3Muri.

Sobre os Oradores:

Rita Bento
Professora Catedrática de Mecânica Estrutural e Estruturas no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e betão armado.
Diretora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST ( http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt).
Membro da Comissão Executiva da European Association For Earthquake Engineering (EAEE).
Editora Associada da revista científica "Bulletin of Earthquake Engineering”, publicação oficial da EAEE, e coordenadora do grupo de trabalho 12 (WG12 - Continuing Education and Professional Development) da EAEE.
Presidente da Subcomissão 8 da CT115, responsável pela elaboração das Normas Portuguesas e respetivos Anexos Nacionais do Eurocódigo 8 e a presidente da comissão organizadora de webinars sobre a 2ª geração do Eurocódigo 8 https://ec8webinars.org.
Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado e de alvenaria e metálicas. É co-autora de mais de 250 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências.

Ana Simões
Doutorada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) na área da avaliação sísmica de edifícios de alvenaria.
Co-autora de várias publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências.
Desenvolve atividade de investigação no CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability
Assume a representação do programa 3Muri da S.T.A. DATA em Portugal ( http://www.3muri.com/en/)
Exerce atividade de projeto na empresa Barraferros, Lda.

Inscrições: Gratuitas, já disponíveis no SiGOE.