fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
avaliacao_33950035551cfea01b6b9.jpg

Avaliações para o Setor Bancário e Entidades afins em Portugal e no Mundo

Conferência

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

17 de abril de 2015

Local

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662|3|4
E-mail: colegios@oep.pt

Visto que as avaliações em geral e as que sustentam garantias hipotecárias ou de outro tipo se encontram na base de decisões que influenciam a economia mundial e, consequentemente, o comportamento social e político global, tornam-se determinantes para a vida dos indivíduos, das famílias e do País.

Portugal, como membro de diversas organizações internacionais, tem estado sujeito à obrigatoriedade de adoção de regulamentos e normas, cuja aplicação pode não ser racional e proveitosa e o seu cumprimento nem sempre respeitado. Como Membro da União Europeia a situação cinge-se, por vezes, à transposição das regras acordadas a alto nível. Contudo, verifica-se a existência de uma dispersão de medidas que dificultam o entendimento fácil dos regulamentos, bem como o que é pretendido por parte dos reguladores, o que dificulta a sua aplicação à realidade do País e a execução de um trabalho transparente e rigoroso.

Em simultâneo não se ajuda, na prática, a que a ética, a excelência da formação e a qualidade técnica e humana dos profissionais sejam fatores preponderantes para a atividade.

Nesta conformidade, constituindo-se objetivo geral a implementação de medidas harmonizadas que conduzam a que as avaliações que apoiam vários setores de atividade sejam realizadas na observância de princípios de transparência, ética e rigor, considera a Ordem dos Engenheiros, que representa uma das profissões com maior participação e responsabilidade ao nível das avaliações, dever promover a associação de esforços entre as entidades responsáveis pelo desenvolvimento e regulamentação desta atividade, para que tal responsabilidade possa ser consistentemente assumida e vigorosamente aplicada, também ela de forma transparente e valorizadora da atividade e dos seus profissionais, neste caso, engenheiros.

Deste modo, a Comissão Executiva da Especialização em Avaliações de Engenharia inicia, com a presente Conferência, um conjunto de eventos que permitirá o debate sério e abrangente das questões identificadas, na prossecução dos valores basilares desta atividade profissional para melhor resposta às necessidades da Sociedade, em geral, e da banca, em particular.

Parceiros Institucionais