75129_300_1_149632718552de49ef98f2d_2047783721530dc7efccb51.jpg

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
T 213 132 662 /3/4
E-mail: colegios@oep.pt
Por toda a Europa, a competitividade e o relançamento do crescimento é um dos grandes temas da atualidade, estando a energia no centro do debate.

Nas conclusões do Conselho de Energia de Maio de 2013, afirma-se que é crucial "o aprovisionamento das nossas economias em energia sustentável e a preços acessíveis". Já este ano, em 22 de Janeiro, a Comissão Europeia apresentou "o novo quadro da UE em matéria de clima e energia para obtenção de uma economia competitiva, segura e hipocarbónica na UE em 2030."
Para Portugal é crítico ganhar competitividade e ter energia a preços acessíveis e sustentáveis sob os pontos de vista económico, social e ambiental.

Nesse sentido, pela sua oportunidade e utilidade, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da OE está a organizar um Ciclo de Conferências sobre "Competitividade e Energia" com o objetivo de coligir e estabilizar a informação mais atual sobre o assunto e que sirva de referencial a futuras análises e discussões de política energética.

As Conferências constituintes deste Ciclo são:
1.    Economia e Energia (realizada a 17 de dezembro de 2013);
2.    Competitividade da Energia (realizada em 11 de fevereiro de 2014);
3.    A Descarbonização da Economia (a realizar em 18 de março de 2014).

Inaugurado o ciclo pelo Eng. Pedro Cabral (Sr. DGEG em representação de S. Ex.ª o SEE), na primeira Conferência, sob o título de "Economia e Energia", fez-se a caracterização da intensidade e da eficiência energéticas dos setores de atividade mais relevantes da nossa economia sob o ponto de vista da sua importância para o VAN e as exportações.

Na segunda Conferência, dedicada à "Competitividade da Energia" fez-se uma reflexão sobre política energética e competitividade económica em Portugal e ouviu-se um testemunho sobre a competitividade dos preços de eletricidade e gás numa zona industrial e exportadora do país.

No próximo dia 18 de março de 2014 realizar-se-á a última Conferência. Sob o título de "A Descarbonização da Economia", pretende-se falar sobre as alterações climáticas e a descarbonização da economia, a energia e os compromissos de Portugal no âmbito internacional.

S. Ex.ª o SEE, Dr. Artur Trindade, dignou-se aceitar encerrar esta última Sessão e o Ciclo.

A inscrição é gratuita mas obrigatória.