ciclodebiomateriais_20651992861dda1dcb0f3f.jpg

Ciclo de Conferências sobre Biomateriais | Revestimentos de titânio e hidroxiapatite para aplicações médicas

Online, via plataforma Zoom

18 de janeiro

Online, via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Patrocinadores

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia de Materiais e com o apoio da Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM), tem estado a promover um ciclo de Conferências sobre Biomateriais. A terceira e última sessão deste ciclo, irá abordar a questão dos revestimentos em próteses e implantes ortopédicos. Esta conferência terá lugar online, via zoom, no dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Os revestimentos são de extrema importância na melhoria da função de implantes ortopédicos. Além de ajudar na definição da geometria, funcionalidade e resistência mecânica e química do implante, os revestimentos devem também garantir a compatibilidade com os tecidos com os quais vão estar em contacto. Estes revestimentos podem ser desenvolvidos e otimizados em função de necessidades específicas como, por exemplo, promoção de crescimento ósseo, ancoragem aos tecidos, redução de infeções localizadas e redução do desgaste do implante, tendo também em conta o tempo de vida desejado para o mesmo.

Esta conferência irá incidir nos revestimentos desenvolvidos e aplicados pela empresa CERAMED em próteses da anca não cimentadas, nomeadamente nos revestimentos com hidroxiapatite ou titânio, de modo a permitir o crescimento ósseo para o interior dos seus poros, garantindo uma fixação firme e duradoura. Serão apresentadas também as técnicas utilizadas e explicada a preferência pela aplicação dos revestimentos por projeção por plasma.

Uma vez que se trata um tema de interesse geral, todos os Engenheiros e estudantes de Engenharia estão convidados a assistir à conferência e a participar no debate, onde serão analisados e discutidos os diferentes aspetos abordados pelo orador.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.