fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
banner_oers_wb_eletrotecnica_eficiencia_44970169565968e5851ee9.jpg

Ciclo Eficiência Energética | SGCIE - Sistemas de Gestão de Consumos Intensivos de Energia

Online, Zoom

15 de janeiro de 2024

Local

Online, Zoom

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul 
Área de Comunicação e Formação 
E-mail: atividades@sul.oep.pt
Tel. 213 132 666

O CRC de Engenharia Eletrotécnica encerra o Ciclo Eficiência Energética com sessão técnica sobre SGCIE - Sistemas de Gestão de Consumos Intensivos de Energia, no dia 15 de janeiro, via Zoom.

Após as 5 sessões realizadas em 2023, cabe abordar os desafios, sucessos e perspectivas obtidas com a experiência de 15 anos do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia, com o orador convidado - Eng. Paulo Calau, da ADENE. 

Paulo Calau iniciou a suaatividade na ADENE - Agência para a Energia (anterior Centro para a conservaçãoda Energia) em 1988, sendo atualmente Coordenador da área de Industria daDireção de Industria e Transição Energética. Adicionalmente, coordena e promoveatividades sobre a eficiência de recursos na Indústria e de gestão operacionaldo SGCIE - Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.

Osetor da indústria é um dos sectores com maior consumo energético, representa cerca de 30% do consumo final de energia do País, e tem uma forte dependência de recursos energéticos não renováveis. 

O aumento da eficiência energética na IndústriaTransformadora nacional exige, à semelhança do verificado noutros países, umaatitude proativa por parte dos industriais para uma adequação efetiva dos seusequipamentos e processos a novas tecnologias e estratégias atualmentedisponíveis.

Importa, assim, discutir a visão, a perspectiva do plano energético atual eque medidas transversais e planos de ação, proporcionam maior efeito no aumentoda eficiência energética, no setor que mais contribui para a economiaportuguesa.


Inscrições gratuitas no Balcão Único/SIGOE até dia 14 de janeiro.


 


Parceiros Institucionais