6dd91b3b7c8cdb2f5da53f68b3bd85e9.jpg

Colóquio: Reconstrução Digital de Batalhas em SIG OpenSource - O caso das Invasões Francesas

29 de Setembro | Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros – Região Sul
Serviços de Formação Profissional e Cultural
E-mail: actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica promoverá, no próximo dia 29 de Setembro, pelas 17h00, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, um colóquio apresentado pelo Coronel Engenheiro Geógrafo Luís Nunes, subordinado ao tema “Reconstrução Digital de Batalhas em SIG OpenSource - O caso das Invasões Francesas”.

A elevada diversidade de campos do conhecimento que recorrem a Sistemas de Informação Geoespacial (SIG) para visualizar, integrar e explanar a complexidade de dados do conhecimento real de forma mais perceptível para os distintos utilizadores tem, ultimamente, contado com uma actividade menos conhecida - a reconstrução digital de batalhas. Esta aplicação e técnicas envolventes têm sido objecto de reconhecimento e fonte de inspiração para uma melhor compreensão de períodos históricos marcantes do passado, integrando e regenerando, em alguns casos, as suas fundações dos pontos de vista documental, histórico e militar.

Recentemente, e inserido nas múltiplas iniciativas desenvolvidas pela Comissão Coordenadora do Exército para as Comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, foi desenvolvido um trabalho de investigação em que se procurou representar digitalmente os eventos, condicionantes, forças envolvidas e ambientes onde decorreram as principais batalhas das Invasões Francesas, incluindo os fortes das Linhas de Torres Vedras.

Afamados participantes, historiadores e investigadores descreveram, com algum pormenor, as batalhas da época, existindo esboços e mapas que, da sua análise, podem muitas vezes chegar a causar indefinição ou até contradição, de acordo com a nacionalidade, paixão, interpretação ou perspectiva do narrador. Tendo em
conta os diferentes pontos de vista, procurou efectuar-se uma reconstrução detalhada,e o mais fiável possível, que contemplasse os aspectos do aproveitamento do terreno do ponto de vista militar e que condicionaram os eventos, as forças em presença e os antecedentes.

Para operacionalizar as ilações académicas houve que efectuar um estudo dos principais documentos descritivos das batalhas, mapas, livros, locais de passagem, movimentos de tropas, e elaborar uma análise pormenorizada do terreno recorrendo a levantamentos GPS, a fim de poderem ser integrados e representados coerentemente num SIG, tendo sido adoptado para modelação um sistema geoespacial Open Source. Com a finalidade de mais facilmente poder ser transmitido esse conhecimento à comunidade científica e utilizadores em geral, foram desenvolvidos e produzidos DVDs que compilam um elevado volume de dados de fontes distintas, designadamente arquivos históricos, militares e civis, bibliotecas, mapas e fotografias aéreas, trabalhos de campo, artigos científicos, livros e reminiscências pessoais, que foram objecto de digitalização.

Recorrendo a programas e tecnologias avançadas de produção de vídeo digital, integrando mapas, modelos digitais do terreno, imagens, filmes, uma inovadora alocução digital, banda sonora com música representativa da época, e a inserção de 8000 objectos digitais, foram produzidos DVDs alusivos às Batalhas da Roliça e do Vimeiro, Fortes das Linhas de Torres Vedras, estando prevista ainda a conclusão, para este ano, do DVD alusivo à Batalha do Buçaco. A base de dados e os DVDs produzidos, além de serem considerados um espólio da Comissão Coordenadora do Exército, podem ser utilizados como um sistema de referência para simulação militar, auxílio no ensino da História, e pretendem gerar reflexão para novas investigações e possibilidade de produção de novas batalhas digitais, tentando alcançar mais utilizadores e um público mais vasto, não ficando apenas restrito à actividade científica.