A Ordem dos Engenheiros organiza, no próximo dia 22 de junho, na Central Tejo, em Lisboa, a Conferência Intermédia do "Ano OE Energia e Clima”, que será dedicada ao tema "Equilíbrio Carbónico e Energias Limpas”.
A produção e uso de energia estão, mais do que nunca, no centro das reflexões estratégicas dos países, não só pela necessidade do seu desenvolvimento ambientalmente sustentável, mas também pelas questões de autonomia que a situação de conflito armado na Europa veio suscitar. Recentemente, as Nações Unidas publicaram um projeto de documento de decisão abrangente, onde se reconhece que a crise energética global, para além do impacto nas alterações climáticas, lança um enorme desafio nos esforços para se alcançar a segurança energética. Isso evidencia a urgência de transformar os sistemas de energia para serem mais confiáveis e resilientes e a necessidade de acelerar transições limpas e justas para energia renovável durante esta década crítica de ação.
A Conferência contará com a participação de um conjunto de palestrantes, que abordarão temas de grande relevância estratégica, subdivididos em cinco mesas redondas.