fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
col_ambiente_2205631484f353dc8b5d72.jpg

Conferência: A Engenharia do Ambiente - Que Futuro?

Auditório da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

21 de Março de 2012

Local

Auditório da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Tel.: 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt


Ciclo de Conferências
A Engenharia - Que Futuro?

A Engenharia está profundamente ligada à qualidade de vida dos cidadãos, à atividade económica do país, à preservação da qualidade ambiental e à gestão dos recursos naturais.

As atuais dificuldades sentidas na competitividade nacional e no crescimento económico, fatores determinantes para o retorno a uma trajectória de melhoria das condições económicas e sociais dos portugueses, a concretizar num contexto de forte concorrência comercial e de globalização generalizada, impõem medidas mitigadoras e corretivas de contingência, mas não permitem o abandono duma visão e de uma estratégia de longo prazo.

Assim há que refletir sobre a antevisão dos cenários profissionais do futuro e as tendências da evolução da Engenharia num horizonte de um quarto de século. Há igualmente que analisar se o atual sistema de formação de base dos Engenheiros é o mais adequado para responder ao repto profissional que se antevê, em particular procurando soluções de formação científica e tecnológica mais eficazes.

O ciclo de conferências decidido pela Ordem dos Engenheiros sobre o futuro das Especialidades de Engenharia é uma peça desse debate profundo que se tem de fazer em Portugal, sem ignorar o que se passa na envolvente. Das conferências sairão contributos certamente válidos que serão desenvolvidos e contraditados em futuras iniciativas que a Ordem dos Engenheiros e outras instituições igualmente empenhadas no desenvolvimento do País levarão a cabo.

Em cada conferência, na sequência de apresentações por reputados especialistas, será realizado um debate com moderação a cargo de um membro do Conselho Nacional do Colégio de Especialidade.

Os conhecimentos científicos e tecnológicos vão evoluindo ao longo dos tempos. As condições de exercício profissional em 75 anos mudaram drasticamente.

Neste contexto os Engenheiros têm de ser vistos, individualmente ou nas organizações, como motores do desenvolvimento e do progresso, dando resposta às expectativas da Sociedade.

O ciclo de conferências sobre o futuro da engenharia não ignorará que as complexidades nos domínios científico, tecnológico social e económico exigem igualmente a compreensão e acolhimento da multidisciplinaridade, quer dentro da Engenharia, quer em cruzamento com outras áreas profissionais.

Grandes são as expectativas que levaram ao lançamento destas conferências. Serão as respetivas audiências os melhores juízes do seu sucesso.

Inscrições esgotadas!

Parceiros Institucionais