fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
05_set_102489330664ef1b7d831c1.jpg

Conferência: A escassez de água em Portugal

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

05 de setembro de 2023

Local

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Informações

Ordem dos Engenheiros
Direção de Relações Públicas
gabinete.comunicacao@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) organizam, no dia 5 de setembro, a partir das 14h30, um grande debate nacional dedicado à problemática da escassez de água em Portugal.

O evento, que decorrerá na Sede Nacional da Ordem, contará com a participação do Bastonário Fernando de Almeida Santos, dos Secretários de Estado do Ambiente e da Agricultura e do Vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, bem como com as intervenções dos representantes máximos das organizações do setor e de especialistas de renome. 

A escassez de água em Portugal é uma preocupação crescente, resultante de um desequilíbrio no balanço hídrico, onde a procura supera a oferta disponível, podendo levantar questões de segurança hídrica. Este problema é exacerbado pelas secas cíclicas e pelo impacto das alterações climáticas, que intensificam o desequilíbrio hídrico e afetam significativamente o estado das massas de água. 

Nos últimos 20 anos, a precipitação diminuiu cerca de 15%, com previsões de uma redução adicional de 10% a 25% até o final do século, uma tendência que também é observada em bacias partilhadas com a Espanha. 
Esta situação é agravada pela assimetria regional da escassez em Portugal, devido tanto à redução das disponibilidades hídricas em certas regiões, quanto ao aumento da procura decorrente do crescimento de atividades económicas, agricultura, indústria e energia, que juntas consomem mais de 85% da água captada. 

As situações de seca, particularmente desde 2017, destacaram cinco regiões mais expostas a este problema: Algarve, Alentejo Litoral, Tejo-Oeste, Sub-bacia do Dão-Lafões e Nordeste Transmontano, evidenciando a necessidade de medidas adaptativas e preventivas.

Devido à elevada procura, este evento será transmitido por streaming a partir da OE TV, o canal de Youtube da Ordem dos Engenheiros (disponível AQUI).

Parceiros Institucionais