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Conferência: Ferrovia, Logística e Competitividade no Cenário pós TGV

Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

15 de maio de 2012

Local

Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Tel. 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

Ciclo de Conferências
Fatores de Competitividade na Economia portuguesa


A competitividade das empresas também se joga na redução dos custos de transação e por isso, a logística e o sistema de transportes são fundamentais para a competitividade das economias modernas.

Portugal, país periférico em relação ao centro da Europa, mas bem colocado em termos de fluxos marítimos e aéreos na economia global, tem de se apetrechar com um sistema de transportes que permita a interoperabilidade entre os vários modos de transporte e que assegure a competitividade das nossas empresas.

Por razões ambientais e energéticas, o transporte de mercadorias de Portugal para a Europa por rodovia estará condenado a prazo, sendo necessário perspetivar os modos marítimo e ferroviário, este através de linhas de bitola europeia. No "last mile" continuará naturalmente a existir o modo rodoviário para o transporte de mercadorias mas no "backbone" (grandes distâncias) tender-se-á para os modos ferroviário e marítimo.

A ligação dos portos portugueses, designadamente Leixões, Aveiro e Sines a essa rede de bitola europeia é crucial para a sua competitividade em relação aos portos espanhóis na perspetiva de constituírem um "hub" de ligação dos fluxos marítimos à Europa.

Num momento em que o governo português parece ter abandonado o projeto do comboio de passageiros de alta velocidade entre Lisboa e Madrid (TGV), é preciso perceber que o TGV é um comboio e não uma linha ferroviária e que a grande questão será a de existirem linhas de bitola europeia que se liguem à rede espanhola em construção por forma a ser assegurado o transporte rápido de mercadorias para a Europa. Neste contexto, há que pensar num sistema em que em Portugal possam existir linhas de utilização mista nas quais coexistam comboios de passageiros e de mercadorias, tal como os espanhóis estão a fazer.

Esta Conferência, organizada pela Especialização em Engenharia em Gestão Industrial contará, para além de personalidades que são reconhecidos especialistas em logística e transportes, com a visão de dois grandes grupos industriais, que estão entre os maiores exportadores portugueses: a Auto Europa e o Grupo Portucel-Soporcel.

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

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