oe_2023_postinstagram_69996298763e6642d5d725.jpg

Conferência Inaugural do “Ano OE 2023: Energia e Clima”

Altice Fórum, Braga

27 de fevereiro de 2023

Altice Fórum, Braga

Ordem dos Engenheiros
Direção de Relações Públicas
gabinete.comunicacao@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros promove, no dia 27 de fevereiro, no Altice Fórum, em Braga, a Conferência Inaugural do "Ano OE Energia e Clima”, que será dedicada ao tema "Engenharia e Sustentabilidade”.

A produção e uso de energia estão, mais do que nunca, no centro das reflexões estratégicas dos países, não só pela necessidade do seu desenvolvimento ambientalmente sustentável, mas também pelas questões de autonomia que a situação de conflito armado na Europa veio suscitar. Recentemente, as Nações Unidas publicaram um projeto de documento de decisão abrangente, onde se reconhece que a crise energética global, para além do impacto nas alterações climáticas, lança um enorme desafio nos esforços para se alcançar a segurança energética. Isso evidencia a urgência de transformar os sistemas de energia para serem mais confiáveis e resilientes e a necessidade de acelerar transições limpas e justas para energia renovável durante esta década crítica de ação.

A implementação de projetos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico, no domínio da engenharia dos sistemas energéticos, está na base da transformação industrial, da inovação e da estrutura económica, a nível global. Assim, é fundamental que engenheiros e decisores políticos tenham uma abordagem equilibrada entre o progresso económico, justiça social e preservação ambiental, fundamental para a segurança energética de um país.