imagem_115146675155630040c77f2.jpg

Conferência "Multi-Paradigm Modelling for Cyber-Physical Systems (MPM4CPS)"

Sala Sande Lemos, Ordem dos Engenheiros

28 e 29 de maio de 2015

Sala Sande Lemos, Ordem dos Engenheiros

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros

O Conselho Regional Sul de Engenharia Informática promove, nos próximos dias 28 e 29 de maio a partir das 9h00, na Sala Sande Lemos da OE, uma Conferência com o tema: Multi-Paradigm Modelling for Cyber-Physical Systems (MPM4CPS).

A Ordem dos Engenheiros será a anfitriã deste evento que contará com 50 peritos de mais de 18 países Europeus, que se irão reunir para debater a temática da Modelação Multi-Paradigma para a construção de Sistemas Ciberfísicos, no âmbito de uma rede de Excelência COST ( IC1404 ), com o apoio da Comunidade Europeia.

Este evento irá promover grupos de ação que trabalharão nos próximos 4 anos ao nível Europeu para construir bases sólidas, ferramentas, estratégias de educação, definição de perfis de peritos em CPS, e integração industrial de ponta, de modo a produzir "Saber Fazer Europeu”, numa área tida como unificadora e prioritária para investimento Europeu.

A emergência de sistemas  complexos com uma forte componente de software e de cariz multidisciplinar, requer cada vez mais uma abordagem sistemática, com metodologias e ferramentas para acompanhar a sua engenharia. Não é conhecida até à data, uma teoria unificadora que agregue os conhecimentos requeridos para a construção destes sistemas nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Informática.