oe_pm_portal_1932060021642b09b9bbd1a.jpg

Conferência "Portugal e o Mar - a Engenharia Azul"

Centro de Congressos da Madeira, Funchal

1 e 2 de junho de 2023

Centro de Congressos da Madeira, Funchal

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Relações Públicas
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros organiza a 1 e a 2 de junho de 2023, no Centro de Congressos da Madeira, um grande debate nacional relacionado com o mar.

Convictos de que será no mar, ou através deste, que ocorrerão as próximas grandes intervenções da Humanidade, nada mais oportuno do que antecipar o futuro deste imenso Capital Azul na Região Autónoma da Madeira, primeiro território insular descoberto pelos portugueses há mais de 600 anos, pondo em cena a Engenharia Azul e tendo ainda como pano de fundo o Ano Europeu das competências, nomeadamente digitais, e o Ano da Ordem dos Engenheiros para a Energia e Clima.

Com uma história marítima épica, sendo detentor e gestor de uma Plataforma Continental Oceânica com quatro milhões de Km2, Portugal tem de ser um ator principal nesta Epopeia do Futuro, que já começou, competindo à Engenharia, com destaque para a Engenharia Portuguesa, a elaboração do argumento para aproveitar as múltiplas oportunidades nos desafios que o mar apresenta.

Pretendemos destacar a engenharia na vanguarda de todas as áreas de conhecimento e de intervenção no oceano: desde a Engenharia que nos move e nos une através do mar (portos e transportes); a Engenharia que nos permite utilizar o mar como recurso (alimentação, energia, etc.); até à Engenharia das novas descobertas e da inovação que nos permite ir mais além e mais profundo (utilização de satélites, cartografia oceânica, submarinos, robótica, drones). Acrescenta-se ainda uma área de importância transversal – A Conservação – conhecimento, competências e adaptação às alterações climáticas.

Com esta conferência, que merece o Alto Patrocínio do Presidente da República, a Ordem dos Engenheiros pretende evidenciar o grande contributo da Engenharia Azul como motor impulsionador de todas as atividades económicas relacionadas com o mar.

CONSULTE AQUI O SITE DEDICADO A ESTE EVENTO